• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/09/2004
Últimas Notícias

A memória de uma cidade é contada por seus moradores

Resgatar a história da cidade por meio do relato de seus próprios moradores é o objetivo dos professores de História da Escola Estadual Dr. Mitsusada Umetan, em Pereira Barreto, interior […]

Resgatar a história da cidade por meio do relato de seus próprios moradores é o objetivo dos professores de História da Escola Estadual Dr. Mitsusada Umetan, em Pereira Barreto, interior do Estado. Os educadores reuniram os alunos e criaram um projeto pedagógico que extrapola os muros da escola.

Para resgatar a memória do município, grupos de alunos das 7ª e 8ª séries usaram a curiosidade nas entrevistas com antigos moradores, além de livros, fitas e registros históricos para o trabalho de pesquisa.

O projeto prevê o esclarecimento do aluno sobre o histórico de seu município e a importância da valorização do idoso desenvolvendo a cidadania, além da integração entre escola e comunidade.

“Com a busca do passado, podemos trazer as lembranças que permanecem na memória do entrevistado. O aluno, em sua pesquisa, trouxe os depoimentos dos moradores antigos e pudemos analisá-los e compará-los aos registros das fontes históricas existentes no município”, contou a coordenadora do projeto, professora Neusa de Souza Silva.

Na primeira etapa do trabalho, os alunos tiveram sete aulas expositivas e sugestões para as entrevistas que incluíram vizinhos, parentes dos alunos, moradores antigos, ex-prefeito, entre outros. Na segunda fase, passaram por mais 12 aulas, nas quais os professores acompanharam as apresentações do aluno para a classe e para a escola.

As pesquisas e entrevistas se transformaram em textos, mural de exposição, entre outros. A escola ofereceu a estrutura para a realização dos trabalhos e todos os espaços disponíveis se transformaram em sala de aula para os grupos.

O projeto que leva o nome “Resgatar a história de Pereira Barreto” teve como resultado a produção de uma grande reportagem sobre a cidade e o incentivo ao resgate de valores entre os jovens.

Luciane Salles