terça-feira, 03/11/2015
Pais e Alunos

Alunos paulistas podem se preparar para o Saeb com simulado online

O conteúdo pode ser acessado no site do Sistema Escolar Digital

Os alunos da rede podem se preparar para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) com um simulado online disponibilizado pela Educação. O exame será aplicado em todo o país em novembro. Os estudantes podem acessar o simulado pelo site do Sistema Escolar Digital. Clique aqui e conheça a plataforma.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os resultados também podem ser verificados pelos professores. Além do Saeb, a Prova Brasil também compõe o sistema de avaliação. Os testes de Língua Portuguesa e Matemática abrangem estudantes dos 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Nos últimos anos, São Paulo figurou entre as primeiras posições no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Nesta etapa, maior desafio da educação nacional, as escolas paulistas alcançaram a segunda maior média (3,7), atrás apenas de Goiás.

O simulado também pode ser acessado pelos estudantes que farão a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que será aplicado pela Educação nos dias 24 e 25 de novembro.

O Saresp é destinado aos estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Neste ano, cerca de 1,2 milhão de alunos farão a prova em todo o Estado.

Os resultados das avaliações são utilizados para orientar as ações da Pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). As notas serão divulgadas no primeiro semestre de 2016. Além da rede estadual, o Saresp é aberto aos municípios, instituições privadas, Centro Paula Souza e rede SESI.

Plataforma online

Os professores da rede estadual também têm à disposição uma ferramenta online que reúne dados das últimas edições do Saresp por unidade de ensino. Por meio de gráficos e tabelas, a plataforma “Foco Aprendizagem” serve como base para o planejamento das aulas ao longo de todo o ano letivo e aponta as habilidades por série e disciplina.

Última edição

Na última edição, a rede estadual registrou um avanço em todos os ciclos avaliados. A média dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa chegou a 203,7 contra 199,4 em 2013. No 9º ano, a média aumentou de 226,3 para 231,4, e no Ensino Médio, de 262,7 para 265,6. Já em Matemática, a média do 5º ano do Ensino Fundamental foi de 216,5 contra 209,6 em 2013. No 9º ano, a média aumentou de 242,6 para 243,1, e no Ensino Médio, de 268,7 para 270,4.