• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/04/2004
Últimas Notícias

A Química pulou dos livros para a comida

O professor de Química, Sérgio Luiz Pezzutto, e os alunos da EE Dr. Genésio Almeida Moura, Zona Norte da Capital, comemoram amanhã os resultados de um ano e meio de […]

O professor de Química, Sérgio Luiz Pezzutto, e os alunos da EE Dr. Genésio Almeida Moura, Zona Norte da Capital, comemoram amanhã os resultados de um ano e meio de pesquisas sobre a química dos alimentos.

Tudo começou no final de 2002: os alunos do 1º ano do Ensino Médio com melhor rendimento foram convidados a participar do projeto. Cinqüenta alunos foram selecionados no início dos trabalhos, eles foram submetidos a testes psicológicos que avaliaram sua capacidade de conviver com situações estressantes. Vinte alunos foram selecionados. Apenas seis alunos chegaram ao final.

A pesquisa começou na sala de aula, continuou pelos mares da Internet, voltou para terra firme e seguiu para as ruas, onde os alunos contataram empresas e entrevistaram engenheiros agrônomos da região para esclarecer dúvidas, e inteirar-se das tecnologias usadas para melhoria e conservação dos alimentos.

Após o levantamento de todo o material, finalmente alunos começaram a desenvolver seus próprios trabalhos: a redação Diálogo Entre Emília e Visconde (personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, criado por Monteiro Lobato), que começa com a bonequinha reclamando: “Que besteira da professora, dizer que existe química nos alimentos”. Visconde então começa a explicar que a química está presente do momento em que a semente começa a brotar até o instante em que o alimento é embalado para comercialização. Da redação foi feita uma peça teatral, apresentada no enceramento das atividades do TEIA DO SABER na região.

Amanhã, 01 de maio, a comunidade escolar da EE Dr. Genésio Almeida Moura comemora mais uma vitória do projeto: a redação Diálogo Entre Emília e Visconde foi premiada com o 10º lugar pela USP (Universidade de S. Paulo) em um concurso que envolveu 1500 escolas, entre particulares e públicas. A jogadora da seleção brasileira de vôlei Sônia Benedito, ex-aluna da escola, será homenageada pela escola e premiará os alunos vencedores do concurso. A Diretora Silvana Leme de Souza convida toda a comunidade a prestigiar o evento.

Serviço

Evento: Ação e Educação

Data: 1° de maio

Local: EE Dr. Genésio de Almeida Moura

Endereço: R: Domingos Arevalo, 862 Jardim Damasceno – Jaraguá SP

Cronograma:

10:00 – Recepção ao público

11:00 – Shows musicais de alunos

12:00 – Abertura Oficial

12:20 – Homenagem à jogadora da seleção brasileira de vôlei Sônia Benedito

12:40 – Premiação dos alunos

13:00 – Apresentações de grupos musicais e de dança

14:00 às 17:00 – Shows e oficinas promovidas por alunos

Aline Viana