• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/06/2019
Cursos para professores

Abertas as inscrições da 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Prêmio dá visibilidade a práticas didáticas que contribuam com a aprendizagem da docência

Professores de toda a rede pública de São Paulo podem se inscrever para a 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, premiação que valoriza e divulga experiências exitosas realizadas por profissionais que atuam na formação inicial dos futuros professores da educação básica.

As inscrições devem ser feitas pela internet

O intuito do prêmio é dar visibilidade a práticas didáticas que contribuam com a aprendizagem da docência e aproximem os jovens do contexto escolar. Além do mérito e do reconhecimento conferido aos trabalhos, três premiados serão gratificados com um prêmio de R$ 20 mil e um troféu (réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Uma das novidades da 9ª Edição é que poderão ser submetidos projetos desenvolvidos em 2018 e 2017.

“O lado mais positivo do prêmio é inspirar novas iniciativas”, diz Thais Aquino, professora da UFG (Universidade Federal de Goiás) premiada em 2018.  Ela lembra que o projeto começou com uma ideia modesta e acabou maior do que jamais sonhara: “como professora de uma universidade do interior do Brasil, fiquei muito feliz com o reconhecimento. Talvez a nossa luta esteja nessa direção agora: trazer à tona essas vozes que seguem silenciadas por

A seleção dos vencedores do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques será realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito. “Os premiados tiveram a oportunidade de registrar e compartilhar suas vivências, potencializando o sentimento de que há caminhos possíveis e alternativas diversas no contexto da formação inicial de professores”, explica Patrícia Albieri de Almeida, pesquisadora da FCC e uma das coordenadoras do Prêmio.

Cada professor poderá inscrever apenas um projeto com experiências realizadas e concluídas em 2017 e 2018, em qualquer parte do país. Premiados em edições anteriores não poderão participar.