terça-feira, 27/03/2018
Governo do Estado de São Paulo
Últimas Notícias

Abertas as inscrições para a 6ª edição do Concurso de Redação

Alunos do 9º do Ensino Fundamental devem enviar as redações até o dia 25 de maio

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo já podem pegar um lápis, um papel e estimular a criatividade que estão abertas as inscrições do 6º Concurso de Redação, promovido pela Educação e pelo Hospital do Amor, em Barretos. As redações devem ser enviadas até 25 de maio. Podem participar também adolescentes das redes municipal e particular de Barretos.

Confira o regulamento

O tema desta edição é “Câncer de Pele: um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida”. Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram que dos 600 mil casos de câncer diagnosticados por ano no Brasil, 200 mil são de pele. Por este motivo, a equipe do concurso escolheu esse assunto tão relevante para a nossa sociedade.

O objetivo do concurso é difundir o conhecimento entre os jovens. “Nós estamos investindo numa melhor formação do aluno, porque no momento que ele vai se devotar a escrever sobre alguma coisa, ele está desenvolvendo a sua capacitação de letramento, sua capacidade de escrita, a pesquisa do que ele vai ler a respeito” disse secretário da Educação, José Renato Nalini, durante o lançamento da 6ª edição do concurso.

A competição é dividida em três etapas: locais, regionais e estaduais. Os alunos deverão destacar os principais fatores que desencadeiam a doença, seus grupos de risco e as possibilidades de prevenção e diagnóstico precoce. A lista com os finalistas será divulgada no dia 12 de julho.

As redações serão avaliadas por uma banca de professores e depois encaminhadas para as Diretorias Regionais de Ensino, que serão responsáveis por selecionar as melhores e encaminhar o material para o hospital até o dia 11 de julho.

Criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática da língua portuguesa, serão os critérios avaliados para a escolha das cinco melhores redações. Os textos devem ser manuscritos e redigidos à caneta, preta ou azul, na folha padrão disponível para download. Clique aqui .

“A ideia surgiu como um desafio. O jovem gosta de ser desafiado. A ideia é fazer um desafio, mas um desafio que mexa com o melhor que as pessoas podem ter como ser humano que é a sua intelectualidade”, disse o Dr. Vinícius Vazquez, diretor do Hospital de Amor, de Barretos

Os vencedores serão contemplados com três dias de estágio no Hospital de Amor, onde participarão de várias atividades científicas e laboratoriais. Os jovens aprenderão a importância da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção.

O primeiro colocado e seu professor orientador receberão um notebook. Os demais serão contemplados com um tablet.

Edições anteriores

Em 2017, o Concurso de Redação obteve a adesão de 43 Diretorias Regionais do Estado de São Paulo, contabilizando 11.041 redações produzidas. “Para esse ano de 2018, a nossa meta é passar de 20 mil redações”, diz Reginaldo Batista Chicalé, do Núcleo de Educação do Hospital do Amor.

“É muito emocionante. Agradecer as escolas que participaram mesmo que não foram ganhadoras, mas que participaram e que é muito importante. E a gente fica muito feliz”, disse a subsecretária de Articulação Regional, Valesca Penteado de Toledo Honora.