terça-feira, 27/06/2017

Abertas inscrições para o 3º Concurso de Redação da DPU

Defensoria Pública premiará alunos da rede que escreverem sobre o tema “Mais direitos, menos grade”

Alunas e alunos da rede que gostam de escrever ganham oportunidade para desenvolver texto e participar do concurso de redação da DPU (Defensoria Pública da União). A terceira edição do certame tem o tema “Mais Direitos, Menos Grades”, que visa promover a reflexão e o debate sobre a grave situação carcerária do Brasil, assim como divulgar o relevante papel da DPU na prevenção e combate às violações de Direitos Humanos, às pessoas em situação prisional do país. O prazo de envio das redações é 5 de setembro. Mais informações e a ficha de inscrição podem ser acessadas nesse link.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O público alvo são estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas, inclusive os da modalidade EJA – Ensino de Jovens e Adultos. A proposta do concurso é incluir alunos em cumprimento de medida socioeducativa do EJA e também aqueles que se encontram em situação prisional nos Estados e nos Presídios Federais.

Edital do 3º Concurso de Redação da DPU

Cartilha – Guia do Professor

O 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União oferecerá prêmios aos participantes que enviarem os melhores textos sobre o tema. As três escolas que melhor desenvolverem os planos de sensibilização e mobilização junto com a comunidade escolar em torno do tema do certame também serão premiadas.

Outra vantagem é a de que os reeducandos em situação de privação de liberdade que desenvolverem as atividades de elaboração da redação dentro do período de 12 horas terão a remissão de um (1) dia da pena.

Critérios do 3º Concurso de Redação da DPU

Entre os pré-requisitos para a participação das escolas e a aceitação das redações estão destacados pontos como originalidade, respeito ao número de linhas (20 a 30 linhas), referência ao tema do concurso – “Mais direitos, menos grades”, e, por fim, o envio das redações no formulário disponível no site do concurso até a data limite, que é dia 5 de setembro.

Os trabalhos postados após essa data não serão recebidos pela comissão julgadora, que será composta por, cerca de, 12 pessoas, sendo três defensores públicos federais, três servidores da DPU e seis indicados pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O resultado final do certame será divulgado até o dia 17 de novembro. A entrega dos prêmios ocorre no dia 15 de dezembro, em cerimônia na sede da DPU em Brasília e nas demais unidades nos estados.