• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/02/2020
Governo do Estado de São Paulo
Concursos

Abertas as inscrições para o Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU)

Tema desta edição será ‘Conversando a gente se entende’. Participação é mediada por professores

Estudantes e professores de toda a rede já podem participar da 12º Edição do Concurso de Desenho e Redação da CGU. O concurso é aberto para estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Educação Jovens e Adultos – EJA, e a inscrição e o envio dos trabalhos deverão ser realizados somente pela escola por meio do Sistema de Concursos, até o dia 24 de agosto de 2020.

Acesse aqui o Sistema de Concursos

O Concurso temo propósito de incentivar uma mudança de cultura na sociedade brasileira por meio da valorização da integridade, da honestidade, dos valores éticos e da cidadania. Nesses 12 anos já foram mobilizados cerca de 4 milhões de jovens, que discutiram  temas como ética e cidadania e participação social por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade.

Consulte aqui o Edital e o Material de Apoio.

Nesta edição, o tema ‘Conversando a gente se entende’ irá oferecer subsídios para que os estudantes compreendam a importância da resolução de conflitos por meio do diálogo, aprendam a se comunicar de forma não violenta, compreendam as várias formas e plataformas de linguagem, exerçam a empatia, respeitem as opiniões e limitações dos outros e apresentem bons argumentos para as suas ideias, pois somente dessa forma é possível a construção de relações interpessoais saudáveis, o diálogo respeitoso entre as partes e o exercício da cidadania por todos, respeitando-se as diferenças e as limitações individuais.

Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos podem concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental , 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos podem participar com trabalhos do tipo “Redação”. As escolas também podem participar na categoria Escola-Cidadã, com trabalho do tipo “Plano de Mobilização”.

O concurso oferece premiação. As categorias serão premiadas de acordo com os trabalhos de ‘Desenho’ e ‘Redação’, e sendo premiado um (1) estudante e o seu professor orientador em cada categoria.  Já os professores receberão certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU e um notebook. O professor orientador será premiado apenas uma vez, mesmo que tenha orientado mais de um estudante vencedor, de diferente categoria ou escola.