sexta-feira, 05/04/2019
Cultura é Currículo

Abertas as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Inscrições vão até dia 31 de maio e são feitas pela internet

Estão abertas as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro, ação de educação realizada anualmente pela Câmara dos Deputados e dirigido a estudantes do Ensino Médio. O PJB tem como objetivo oferecer aos estudantes uma vivência de trabalho dos deputados federais onde tudo acontece: na Câmara dos Deputados, em Brasília. A inscrição é exclusiva para quem não tenha participado do programa.

Inscreva-se pelo link

Podem participar estudantes do ensino médio nascidos de 1997 a 2003 ou que tenham entre 16 e 22 anos até 31/12/2019. Os estudantes devem estar devidamente matriculados no ensino médio ou no ensino técnico. Podem participar também estudantes que estejam concluindo o ensino médio no modelo EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O objetivo do programa é dar uma vivência do cotidiano de um deputado federal: como ele trabalha, como acontece a aprovação de leis e como se dá o diálogo com outras pessoas. “O Brasil é um país maravilhoso por conta da diversidade. Foi maravilhoso poder ficar aqui, conviver com diversos pontos de vista e mostrar que jovens podem fazer política”, diz Lídia de Souza Carvalho, ex-aluna da E. E, Prof. Antônio Terezio Mendes Peixoto

Ao longo de uma semana, os jovens precisam se vestir com ternos e paletós e participam de comissões e debates. “Estar aqui no Parlamento me fez ver meu papel como cidadã, como estudante e como pessoa dentro de uma sociedade”, diz Nayara Dias, ex-aluna da E.E. Dona Noêmia Dias Perotti.

Segundo Sérgio Luiz Damiatti, coordenador do PJB, a seleção se dá por uma triagem de melhores projetos: “O programa é uma parceria junto às secretarias da educação. Os alunos enviam um projeto de lei, que passa por uma triagem. Os melhores projetos são selecionados e os alunos passam uma semana aqui em Brasília, fazendo uma simulação de como seria a vida de um deputado.”

Dentre os PLs recebidos estão diversos pontos de interesse da sociedade, como o projeto enviado por Karina de Oliveira Cândido, ex-aluna da E. E. José Filho do Amaral: “Fiz um projeto que visasse a integração dos cadeirantes na sociedade que eles vivem. Meu projeto fala que os produtos precisam ser organizados nos supermercados de forma que cadeirantes possam pegá-los”, explica.

As inscrições para o PJB vão até dia 31 de maio.