sábado, 16/03/2019
Ensino Integral

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biologia

Alunos do Ensino Médio podem se cadastrar até o dia 21 de março

A 15ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pelo Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa do mundo, está com inscrições abertas até o dia 21 de março. A competição levará os vencedores para a 30ª Olímpiada Internacional de Biologia (IBO), que acontece em julho, na cidade de Szeged, na Hungria.

Consulte aqui o regulamento e faça a sua inscrição

As inscrições gratuitas devem ser realizadas por um professor responsável de cada escola pelo site oficial da OBB. Podem participar alunos de todo o Brasil regularmente matriculados no Ensino Médio.

Além da oportunidade de participar da Olimpíada Internacional, os alunos poderão se classificar também para a 13ª Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB), na Bolívia.

Em 2018, os estudantes brasileiros conquistaram três medalhas de bronze e uma menção honrosa na competição internacional pelo melhor resultado das Américas, além de quatro medalhas de prata na ibero-americana.

Seleção e capacitação no Butantan

A seleção dos inscritos será composta de três fases: a primeira swerá realizada na própria escola do aluno e a segunda em uma “escola sede”, que enviará os resultados para avaliação do Instituto Butantan.

Na terceira e última fase, as 16 melhores classificações poderão fazer uma capacitação prática intensiva em biologia molecular, bioquímica, bioinformática, botânica e zoologia nos laboratórios do Butantan, em São Paulo. Destes, quatro serão selecionados para a competição internacional e outros quatro para a ibero-americana.

Além disso, serão distribuídas medalhas para 150 alunos e premiações especiais para a aluna melhor classificada e para o estudante de escola pública com melhor classificação.