• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 17/03/2019
Concursos

Olimpíada Brasileira de Cartografia abre inscrições para 3ª edição

Podem participar alunos do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental

Estão abertas até dia 24 de abril as inscrições para a II edição da Olímpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). O concurso é voltado a alunos do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 13 e 19 anos.

Cada participante deverá formar uma equipe, de 4 alunos e um professor, que será o técnico da equipe.

Confira regulamento e detalhes

A OBRAC acontece a cada dois anos e contou com a participação de cerca de 1500 escolas e 6000 alunos em sua última edição. O objetivo do evento é divulgar a ciência cartográfica e estimular nos estudantes a curiosidade e interesse por mapas e pelo pensamento espacial. Nesta edição, o tema é “Somos Todos Refugiados”.

A Olimpíada é executada em três etapas e cinco fases, com testes teóricos e práticos. As Etapas I e II serão realizadas por meio da plataforma de ensino à distância Moodle, com dois tipos de teste: um teórico e um prático, presencial, a ser realizado no Rio de Janeiro. Depois das provas teóricas e práticas, a OBRAC divulga um novo calendário de testes, incluindo vídeos sobre as atividades a serem desenvolvidas.

As três equipes com melhor desempenho nas duas etapas estarão na terceira e última etapa, apenas presencial, no Rio de Janeiro. Lá, uma corrida de orientação na elaboração de mapas será realizada.

As inscrições podem ser realizadas pelo site, até dia 24 de abril.