• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/02/2020
Crédito: A2 Fotografia / Gilberto Marques
Concursos

Abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional em História do Brasil

Prazo de inscrição vai até dia 24 de abril

Estudantes da rede pública têm até o dia 24 de abril para realizar a inscrição para a 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. A Olimpíada é aberta para professores e alunos dos ensinos fundamental (8º e 9º anos) e médio de escolas públicas e particulares de todo país.

Mais informações, regulamento e inscrições no site

O projeto, desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp, registrou número recorde de inscritos em 2019, com mais de 73 mil participantes de todos os estados. O primeiro prazo para se cadastrar com desconto termina dia 9 de março. Já a segunda fase de inscrições segue até 24 de abril.

Para participar, os interessados devem formar equipes compostas por um professor de história e três alunos. A competição conta com seis fases online com duração de uma semana cada além da final presencial realizada na Unicamp.

“O principal objetivo da Olimpíada de História é incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre temas diversos. Não é necessário que os participantes tenham estudado o conteúdo previamente, uma vez que são oferecidos informações, textos, imagens e mapas para que embasem a elaboração das respostas”, explica Cristina Meneguello, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e coordenadora da competição.

As questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas. Após as seis fases, no mínimo 200 equipes (800 participantes) serão classificadas e convocadas para a final presencial.

As provas começam no dia 4 de maio e seguem até 13 de junho. Já a final ocorre dias 15 e 16 de agosto.