terça-feira, 21/07/2009

Abertas inscrições para professor interlocutor no interior

Processo seletivo procura profissionais de Piraju, Pindamonhangaba e Presidente Prudente para auxiliar alunos com deficiência auditiva Estão abertas as inscrições para a função de professor-interlocutor nas Diretorias de Ensino de […]

Estão abertas as inscrições para a função de professor-interlocutor nas Diretorias de Ensino de Piraju, Pindamonhangaba e Presidente Prudente. Os aprovados serão capacitados em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atuar em escolas onde houver alunos surdos ou com deficiência auditiva. Serão oferecidas 31 vagas, mas o número pode aumentar caso haja crescimento na demanda.

Para se inscrever, o candidato deve ser portador de diploma de licenciatura plena (para atuar de 5ª a 8ª série e Ensino Médio) ou curso de nível médio com habilitação em magistério. É preciso diploma ou certificado de curso de graduação ou de pós-graduação em letras, com proficiência em Libras, expedido pelo MEC. Também é necessária especialização em deficiência auditiva/autocomunicação com carga horária em Libras.

Na Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba, inscrições vão até 24 de julho e a lista dos classificados sai no dia 31 do mesmo mês. Em Presidente Prudente, os interessados podem se inscrever até o dia 29 de julho e a classificação sairá na primeira semana de agosto. Já em Piraju, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho e a lista dos aprovados será divulgada em 12 de agosto.

Rede atendida

O cargo de professor-interlocutor foi criado de acordo com a resolução nº38 de 2009 da Secretaria de Estado da Educação, considerando a necessidade de garantir aos alunos surdos ou com deficiência auditiva, matriculados em salas de aula comuns, o acesso às informações e aos conhecimentos curriculares dos ensinos Fundamental e Médio.

Além dos professores-interlocutores, a Secretaria já capacitou cerca de dois mil educadores em Libras. Atualmente a rede estadual atende aproximadamente 5.200 alunos com deficiência auditiva nos Ensinos Fundamental e Médio, em todo o Estado.