• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/06/2009
Últimas Notícias

Abertas inscrições para programa de formação de professores em educação musical na capital e grande São Paulo

Em parceria com a Osesp, a Secretaria de Estado da Educação iniciará 24 mil alunos à musica Estão abertas, até o próximo dia 03 julho, as inscrições para o programa Descubra a Orquestra, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, 70% das vagas serão oferecidas […]

Em parceria com a Osesp, a Secretaria de Estado da Educação iniciará 24 mil alunos à musica

Estão abertas, até o próximo dia 03 julho, as inscrições para o programa Descubra a Orquestra, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, 70% das vagas serão oferecidas para as escolas da rede estadual de ensino. Ao todo, 203 professores serão capacitados para desenvolver atividades musicais em sala de aula e cerca de 24 mil alunos participarão de Concertos Didáticos e gincanas musicais na Sala São Paulo.

O programa não só possibilita o acesso à Sala São Paulo como abre espaço um trabalho continuado com os participantes para que a educação musical esteja presente em sala de aula. No curso, com 68horas de duração (30 horas de treinamento presencial, 30h de orientação via internet, 04 horas de pré-evento e 04 horas de evento didático), os professores aprenderão sobre conceitos musicais, composição, melodias e como tirar som de materiais alternativos como sucata ou mesmo do próprio corpo. Também aprenderão jogos musicais, dinâmicas e atividades que podem ser utilizadas e desenvolvidas em sala de aula, introduzindo o aluno ao mundo da música.

São três tipos de curso. O primeiro é de atualização para professores que já participaram do projeto. O segundo é para aqueles com algum conhecimento musical, mas que nunca freqüentaram os cursos da Osesp. O terceiro é para professores sem conhecimento musical de 1º ao 5º ano, e o último é para professores sem conhecimento musical de 6º ao 9º ano, do ensino médio ou do EJA.

Na parte voltada à formação de público será oferecido aos professores um Concerto Didático ou um Ensaio Geral Aberto da Osesp, além da possibilidade de participação em uma Gincana Musical e na atividade Fazendo Música na Osesp. As duas últimas são atividades que englobam aspectos musicais de composição, apreciação e execução para grupos de crianças e adolescentes.