• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/04/2018
Governo do Estado de São Paulo
EJA - Educação de Jovens e Adultos

ABL disponibiliza manuscritos de Machado de Assis

A coleção é composta por dois romances, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”, e o poema “O Almada”

Machado de Assis, ou Machadinho, como é popular e carinhosamente conhecido pelos amantes da literatura brasileira, é um dos maiores escritores que o Brasil já possuiu. Suas obras são tão importantes que colocam o autor em qualquer lista de leitura obrigatória. Agora, os alunos e professores da rede estadual têm acesso a três de seus manuscritos. Os documentos originais estão disponíveis para consulta integral no arquivo online da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Para acessar os dois romances, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, e o poema O Almada, basta clicar aqui. Depois, em “Arquivo”, selecionar “Machado de Assis”; em “Item”, selecionar “ACAD Textual”. Clique em “buscar”. Na página que abrirá, clique em “ACAD Textual”.

A disponibilização dos manuscritos na internet foi motivada pela grande procura dos originais. A intenção da ABL é digitalizar a obra completa do autor.

Incentivo à leitura na rede estadual

A rede estadual de São Paulo mantém diversos projetos de incentivo à leitura e acervo variado de livros nas unidades. Mais de 3,1 mil escolas participam do programa Sala de Leitura. As salas são ambientes pedagógicos interdisciplinares onde os estudantes contam com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual como DVDs e CDs. Além da leitura, os professores costumam utilizar esses espaços para criar oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatro, jogos lúdicos, entre outros projetos.