• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/11/2019
Cultura é Currículo

Ação no Museu da Imigração valoriza histórias de família

Público poderá participar da campanha compartilhando grafia e pronúncia de seus sobrenomes

O Museu da Imigração, na capital, tem uma famosa “parede de sobrenomes”, que abriga a exposição de longa duração “Migrar: experiências, memórias e identidades”. Para dar uma repaginada no lugar e manter a identidade, o Museu convida o público a participar da “SobreNomes”, que fará todos colocarem a mão na massa e compartilhar a grafia e pronúncia em áudio por meio de um contato de WhatsApp.

A ideia de compartilhar a grafia correta dos nomes dos ancestrais se devem ao fato de que muito se perdeu de informação das mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, que funcionou de 1887 a 1978. Estima-se que as 12 mil assinaturas que estão na parede e também no Acervo Digital não completam nem 50% do total de sobrenomes que passaram por lá.

A campanha terá a missão de fazer o público contribuir com a preservação dessa identidade e também refletir sobre os caminhos vivenciados por todos que deixaram os seus locais de origem em busca de uma vida melhor. “Essa campanha é também um posicionamento institucional que visa reconhecer a colaboração dos movimentos migratórios de ontem e hoje para a formação da nossa sociedade”, comenta a diretoria executiva, Alessandra Almeida.

A grafia e a pronúncia do nome dos ancestrais deve ser enviada por meio de áudio, justamente do nome e sobrenome de quem está enviado para o número (11) 99246-3537, no WhatsApp. “Para os visitantes, a experiência de procurar suas raízes nesse ambiente é emocionante. Caminhar pela exposição de longa duração e ver o público procurando o seu sobrenome nessa parede é motivo de orgulho para todos nós, pois é uma forma das pessoas se sentirem parte desse edifício histórico e do próprio Museu”, pontua o coordenador do núcleo educativo.

O atendimento pelo Whatsapp será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aqueles que entrarem em contato poderão acompanhar as mídias sociais e o site do Museu para se informarem sobre o lançamento da ação, previsto para o primeiro semestre de 2020.

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição
www.museudaimigracao.org.br