• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 25/06/2012
Últimas Notícias

Ação sustentável da Secretaria da Educação é destaque na Rio+20

Caderno reciclado foi escolhido pela ONU como uma das oito compras mais sustentáveis do mundo O caderno reciclado, item do Kit do Aluno (material escolar entregue pela Secretaria da Educação […]

Caderno reciclado foi escolhido pela ONU como uma das oito compras mais sustentáveis do mundo

O caderno reciclado, item do Kit do Aluno (material escolar entregue pela Secretaria da Educação no início do ano letivo), é uma das ações em destaque no relatório preparado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A iniciativa é considerada como uma das oito compras mais sustentáveis do mundo e faz parte do documento “Os Impactos da Compra Pública Sustentável”, apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20.

Confira, na íntegra, o documento.

Distribuído pela Secretaria da Educação aos estudantes dos Ensinos Fundamental (ciclo II) e Médio, o Kit do Aluno é composto por lápis, canetas, borrachas, apontadores, livros, mochilas, lápis de cor, cadernos para desenhos e mochila.

Um dos processos que também chamou a atenção das ONU é a inovação da Secretaria na hora de comprar os itens escolares dos 4,2 milhões de alunos da rede. Todo o material foi e é adquirido em meses de menor movimento, entre março e setembro. Este procedimento ajudou a manter a economia aquecida do mercado de materiais escolares e minimizou a possibilidade de demissões nas fábricas do segmento.

“É muito gratificante o reconhecimento do seu projeto. Até a conclusão deste documento pela ONU, foram muitas conversas e envio de informações comprovando que a nossa ação era sustentável”, declara o gerente de suprimento da FDE, Antônio Henrique Filho.
Segundo Henrique Filho, o Estado de São Paulo representa 10% da produção de cadernos universitários do país.

O registro foi preparado por uma consultoria francesa Factea Durable – Conseil en développement durable que investigou todos os passos da ação.
Sob supervisão do PNUMA, o estudo analisou o impacto da iniciativa da Secretaria da Educação com base em números de 2011. Em cada kit, foi incluso um caderno produzido com papel reciclado, totalizando 3,8 milhões de exemplares, o que representou um aporte de R$ 15,8 milhões.

Segundo a avaliação, a aquisição do material permitiu uma economia de 8.829 m³ de água (mais de 8 milhões de litros) e 241 kg de organo-halogenados (compostos químicos que são utilizados na fabricação do papel e causam danos à camada de ozônio), além da reciclagem de 1.766 toneladas de lixo. Cabe ressaltar que 60% do caderno distribuído aos alunos da rede estadual é feito de fibras de papel reciclado, enquanto a porcentagem mínima determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) é de 50%.

“Se o processo de licitação a entrega do Kit não fosse transparente e sério, provavelmente não seríamos destaque do estudo, ao lado de Costa Rica, França, Itália, Estados Unidos e Hong Kong”, completa.