segunda-feira, 21/11/2022
Notícia

Ação Trilha Antirracista é tema de evento da Diretoria de Ensino da Campinas Oeste

O tema trabalhado durante o segundo semestre será finalizado com evento cultural nesta terça-feira, 22 de novembro

Dentro das ações que envolvem o Dia da Consciência Negra, a Diretoria de Ensino Campinas Oeste promove, no dia 22 de novembro, a “Trilha Antirracista – Diversidade e Equidade: vamos conversar sobre!”. O evento acontece na Estação Cultura Campinas e conta com materiais educativos, sugestões de atividades desenvolvidas durante o segundo semestre, que foram elaboradas pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, responsável pela organização.

O objetivo é estimular que o tema esteja presente continuamente no cotidiano das escolas da rede de ensino estadual. Com atividades voltadas para a música, gêneros textuais, arte, cultura e atualidades, o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino propõe, entre outras ações, fortalecer a formação continuada com estudantes e professores sobre o tema.

“Os estudantes conduziram propostas organizadas em quatro segmentos: música, gêneros textuais, arte/cultura e atualidades. Eles tiveram a oportunidade de trabalhar diversas linguagens para estimular que a educação antirracista esteja presente de forma constante no ambiente escolar”, comentou a dirigente de ensino da Campinas Oeste, Patrícia Adolf Lutz.

O ponto de partida para a culminância no dia 22 de novembro teve início no dia 24 de agosto deste ano, quando o gestor do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escola (Conviva), Mário Augusto, fez a apresentação dos objetivos da Trilha Antirracista e o tema ganhou engajamento entre as unidades da Diretoria de Ensino Campinas Oeste.

Expectativa

O tema antirracista não ficou somente em discussões. “O debate foi além de rodas de conversas, tendo resultado em exposição dos trabalhos e apresentações culturais com um público estimado de 5 mil pessoas”, conta Patrícia Adolf Lutz.

“Temos grande expectativa para a realização da culminância deste projeto. Este momento foi organizado para demonstrar os produtos desenvolvidos pelas unidades escolares sobre o tema. Teremos exposições por estantes com material produzido pelas escolas. Haverá também apresentações no Palco Diversidade da Estação Cultura Campinas, que foram organizadas pelas unidades e instituições do município”, explicou Patrícia.

Trilha Antirracista – Diversidade e Equidade: vamos conversar sobre!

Quando: 22 de novembro, terça-feira

Horário: das 9h00 às 16h00

Aonde: Estação Cultura de Campinas – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Centro – Campinas