• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/08/2013
Acessa Escola

Acessa Escola promove a inclusão digital na rede

Estagiários narram a experiência de fazer parte do programa, que já beneficiou 3,8 milhões de alunos

“Hoje, eu tenho certeza que a tecnologia educacional funciona e fico muito feliz de fazer parte e saber que ajudei um pouquinho para que isso crescesse”. A fala é da ex-estagiária do Acessa Escola, Nathália Canettieri, mas poderia ser de qualquer um dos 42 mil estudantes que fizeram estágio no programa. 

As palavras de Natália sintetizam o espirito do Acessa Escola, cuja premissa é a inclusão digital dos estudantes, professores e funcionários da rede estadual e o protagonismo juvenil, fazendo com que o aluno se envolva em todas as áreas da escola, para que adquira, ao longo dos meses que permanecer no estágio, bagagem cultural e profissional para entrar no mercado de trabalho.

“Como estagiário, eu conheci a parte educacional do programa, que oferece tecnologia e educação. Achei tudo muito legal e pretendo levar para a minha vida toda”, conta Welligton Negrão, também ex-estagiário do Acessa Escola.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O Acessa Escola é um programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Atualmente, em todo o estado, são 3.715 escolas participantes, distribuídas em 644 municípios. Instituições que oferecem uma sala para que os alunos possam ter acesso à comunicação e à informação digital.

“Havia necessidade de se fazer inclusão digital. Então se pensou em colocar salas de aula. Isso foi fundamental para incluir os alunos nessa nova forma de aquisição e produção do conhecimento”, diz Maria Amélia Fernandes, coordenadora geral do Acessa Escola.

Os números mostram que a iniciativa traz resultados. Desde a criação do programa, 3,8 milhões de alunos foram beneficiados e 70 milhões de atendimentos foram feitos desde 2008. Mais de 57 mil computadores foram instalados. 

“É bacana ver que há uma multidão de gente que garante a execução do programa e também que essas salas sejam abertas”, declara Fernando Padula, chefe de gabinete da Secretaria da Educação.

Assista ao vídeo ao lado e saiba mais sobre o programa Acessa Escola.