• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/09/2019
Avisos de Pautas

Acesse a cartilha do “Dia D” do Setembro Amarelo

Mobilização será feita em todo o estado, material é gratuito e destinado a professores

Uma grande mobilização que estimule o diálogo e o acolhimento. É o que a Educação pretende com o “Dia D” do Setembro Amarelo, que acontece hoje, dia 10, na rede estadual.

Feito em parceria com o SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Comunitária e a Escola de Formação dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo – EFAPE, o Dia D é um convite para que todas as escolas da rede promovam ações e desenvolvam atividades com o foco nos temas “Valorização da Vida” e “Prevenção ao Suicídio” de forma articulada ao Currículo.

O movimento faz parte do “Encontro Setembro Amarelo – Valorização da Vida”, que tem como objetivos orientar os profissionais da Educação da rede pública paulista a tratarem sobre esses temas em seus ambientes escolares e contribuir para que o suicídio seja encarado com menos tabu e mais visibilidade. “As ações realizadas em nossas unidades escolares têm por finalidade sensibilizar a comunidade escolar sobre os sintomas que antecedem o suicídio”, explica a coordenadora de projetos de Psicologia do Centro Paula Souza, Rosemeire Ferraz.

Para auxiliar o professor, a Educação preparou um manual que trata da importância do papel do educador nesse contexto, além de oferecer sugestões de atividades a serem desenvolvidas, como rodas de conversa, oficinas e criação de canais de comunicação entre escolas e alunos. O documento também oferece acesso a materiais de prevenção.

Confira o manual

É importante lembrar que a escola tem toda autonomia para planejar e desenvolver o “Dia D”, de acordo com a sua realidade e necessidade, e que o material pode servir de referência para apoiar no planejamento de ações para outros dias. “Queremos expandir a conscientização sobre esse tema para toda a rede e falar sobre a importância da conversa. É fundamental que professores saibam como identificar situações e ajudar seus alunos”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha.