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terça-feira, 08/08/2006
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Acesso a portadores de necessidades especiais é diferencial de escola estadual no interior do Estado

Destaque fica por conta do elevador projetado especialmente para alunos com dificuldade de locomoção Foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 7, o novo prédio da Escola Estadual Odilon Leite Ferraz, no […]

Destaque fica por conta do elevador projetado especialmente para alunos com dificuldade de locomoção

Foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 7, o novo prédio da Escola Estadual Odilon Leite Ferraz, no município de Louveira, região de Jundiaí, no interior do Estado. A construção em alvenaria substitui a anterior, feita no Padrão Nakamura. A cerimônia contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, da coordenadora da CEI – Coordenadoria de Ensino do Interior, Edna Matos, e de autoridades locais.

Equipamento especial

A escola conta com 12 salas de aula, salas de apoio pedagógico (informática, leitura e reforço) e ainda laboratório, almoxarifados e quadra poliesportiva coberta. Mas o grande diferencial da unidade é o elevador projetado especialmente para alunos portadores de necessidades especiais.

 A unidade ontem…

A escola foi inaugurada no dia 28 de julho de 1984 e tinha na época 216 alunos. Municipalizada em 1997, foi reinstalada pela rede estadual a partir de janeiro de 2000.

…. E hoje

A Escola Estadual Odilon Leite Ferraz possui atualmente 869 alunos matriculados nos cursos do ensino fundamental de 5ª a 8 ª séries, 1º e 2º de ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. O nome da escola é uma homenagem ao primeiro prefeito de Louveira. A unidade sempre foi reconhecida pelos projetos e também pela integração da equipe escolar. Foi vencedora do I e do II Festival Estudantil de Dança da Diretoria de Ensino de Jundiaí, representada pelo grupo de dança Atitude, da Diretoria de Ensino de Jundiaí. Além disso, os alunos participam de vários projetos em parceria com a Prefeitura Municipal.

Inclusão de todos

A marca principal da escola é o processo de inclusão, caracterizado principalmente pelo acolhimento dos portadores de necessidades especiais. Mas a família e a comunidade também têm espaço garantido dentro da unidade. O Escola da Família, por exemplo, atende 1.500 pessoas por final de semana.