• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/06/2016
Boas Práticas

Ações de escola da rede aproximam alunos do compromisso com a sustentabilidade

Amplo projeto de conscientização inclui cultivo de horta e coleta de óleo de cozinha

As ações desenvolvidas pela E.E. Desembargador Heraclides Batalha De Camargo, em Mogi das Cruzes, reiteram o compromisso da rede com o Meio Ambiente e aproximam os alunos de práticas sustentáveis. Uma horta, desenvolvida pelo esforço colaborativo entre estudantes e professores da escola, faz parte do eixo de um grande projeto sustentável.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Desde 2007, os estudantes promovem o plantio de hortaliças em cinco canteiros dentro da unidade escolar. O espaço conta ainda com uma horta vertical, feita pelos próprios alunos, a partir do uso de materiais recicláveis. No local, são plantadas alface, brócolis, couve, morango, salsa, cebolinha e coentro.

Antes destes alimentos chegarem à mesa do refeitório da escola, há um longo caminho: eles são responsáveis por preparar o adubo, com esterco doado por agricultores da região, e borra de café, que os próprios estudantes trazem de casa. Todos os dias eles regam e limpam os canteiros. “Nós também preparamos as mudas a partir das plantas que cultivamos. Temos um mudário para prepararmos nossas próprias mudas depois da colheita”, explicou Eroaldo Galdino dos Santos Junior, professor de matemática, interlocutor do Mais Educação.

Lincoln Paulino, 13, aluno do oitavo ano, estendeu o projeto para além dos muros da escola e com toda a orientação recebida fez uma horta doméstica, onde plantou alface crespa e lisa, brócolis ninja, acelga, salsinha e cebolinha. “É uma experiência muito boa, porque aproxima a gente do Meio Ambiente e também da nossa família”, disse. O alunou enfatizou que, em casa, sua irmã de 6 anos, Iasmin, é quem o ajuda a regar e cuidar do plantio.

Para a professora de ciências, Adriana de Oliveira Andrade, que está na escola desde o início do projeto, há um trabalho de conscientização amplo, que vai além de plantar e colher. “Nós mostramos para o aluno que não é só produção. A natureza não está aqui apenas para nos servir, nós precisamos cuidar dela”, disse.

A escola desenvolve outras ações, como seminários sobre o uso da água, campanhas de coleta de óleo de cozinha, descarte ecológico de pilhas e reuso de materiais descartáveis para a produção de jogos e maquetes. “A gente vê uma mudança no comportamento dos alunos. A gente percebe que eles reduzem o lixo no chão, por exemplo, eles nos contam que as atitudes deles são diferentes até dentro de casa. Então, é muito gratificante ver o nosso projeto dando certo”, disse Adriana. De acordo com a professora, o Meio Ambiente é compromisso permanente da escola. “Aqui, o Dia do Meio Ambiente é todo dia”, finalizou.