• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/03/2012
Últimas Notícias

Ações em andamento

Entre as ações já implementadas pelo Governo do Estado para aprimorar o desempenho dos alunos, estão: Ampliação do programa Ler e Escrever, com ênfase em matemática para os anos iniciais do […]

Entre as ações já implementadas pelo Governo do Estado para aprimorar o desempenho dos alunos, estão:

Ampliação do programa Ler e Escrever, com ênfase em matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Voltado para 850 mil alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, o Ler e Escrever será ampliado no seu alcance e conteúdo. Além de um aprofundamento na produção escrita nas aulas de língua portuguesa, o programa dará uma maior ênfase à matemática. Mais de 26 mil educadores passarão por formação específica e 3.375 kits de material de apoio, com 23 itens para uso em sala de aula, no valor de R$ 35 milhões, serão fornecidos a todas às 1.812 escolas que oferecem ciclo I.

Implantação da Avaliação da Aprendizagem em Processo

Responsável por diagnosticar as defasagens a fim de recuperar o aprendizado no ciclo II do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a avaliação é voltada aos alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A Avaliação da Aprendizagem em Processo visa proporcionar intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do estudante no mesmo semestre letivo.

Essa ação interfe diretamente no aprimoramento da progressão continuada, antecipando-se à reformulação dos ciclos do Ensino Fundamental de 9 anos, que está em discussão no magistério. Independentemente do modelo de divisão de ciclos a ser implantado a partir de 2013, as avaliações de aprendizagem semestrais já terão sido assimiladas, resultando na melhoria do aprendizado dos alunos.

Novas modalidades de Ensino Médio

Os alunos do Ensino Médio contam agora com dois novos modelos: Ensino Médio Integral e Ensino Médio Técnico. No modelo de tempo integral, implantado inicialmente em 16 escolas estaduais, que atenderão cerca de 5 mil alunos em todo o Estado em 2012. Para 2013 está prevista a implantação em mais 100 unidades e, em 2014, em outras 184. A intenção é de que até o fim da atual gestão sejam implantados 300 escolas de Ensino Médio Integral.

Lançado em 2011, o programa Rede Ensino Médio Técnico integra a rede estadual ao ensino técnico e, para isso, conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e do Centro Paula Souza.

Há ainda os novos modelos de recuperação e o projeto voltado para as 1.206 escolas prioritárias em todo o Estado.