quarta-feira, 27/07/2022

Acolhimento e convidados especiais marcam volta às aulas da rede estadual

Durante toda semana escolas vão promover atividades de integração, inclusão e colaboração

Nesta terça-feira (26), 3,5 milhões de estudantes retornaram às salas de aulas das mais de 4,3 mil escolas da rede estadual de São Paulo. Os alunos dos ensinos fundamental e médio foram recebidos com atividades de acolhimento que promovem integração, inclusão e colaboração focadas nas competências socioemocionais, nos sonhos e projetos de vida de cada um.

Para acompanhar a volta, o Secretário Estadual da Educação Hubert Alquéres, visitou a Escola Estadual Doutor Luís Arrobas Martins, zona sul da capital, onde explicou sobre a dinâmica desta semana, que seguirá com as ações voltadas à recepção dos alunos. Já no mês de agosto tem início o Período de Recomposição das Aprendizagens.

“Cada novo semestre é um ciclo que se inicia, por isso estamos aproveitando este momento para retomar aprendizagens que não tenham sido 100% adquiridas na primeira parte do ano e avançarmos na formação dos alunos. Sempre com foco no acolhimento, que é essencial, e depois na revisão e reforço das aprendizagens visando sempre à necessidade dos estudantes”, disse Hubert Alquéres.

As atividades de Recomposição das Aprendizagens, com foco no reforço e revisão do conteúdo ministrado ao longo do primeiro semestre a partir de novas abordagens e vivências, de forma que os estudantes possam suprir as eventuais dificuldades de aprendizado.

A estratégia foi traçada a partir das evidências identificadas durante as atividades dos respectivos conselhos e no replanejamento para o segundo semestre letivo, nos quais foi identificado que ainda há o que avançar para mitigar as perdas educacionais causadas pela pandemia.

Para o aluno do 5º ano, Rodrigo Nascimento, os 15 dias de férias em julho foram o suficiente para já sentir falta das aulas presenciais. “Eu nem consegui dormir direito ansioso para voltar pra escola”, conta. Já o estudante Paulo Henrique Guimarães avalia que neste ano possui melhor desempenho, se comparado ao ano passado. “Eu fiquei com dificuldade quando cheguei no terceiro ano, agora no quarto eu estou sem dificuldade”, conclui.

No interior, em Hortolândia, o Grêmio Estudantil Democrático e Jovens Acolhedores da Escola Estadual Professora Liomar Freitas Câmara promoveu uma palestra com o advogado Luis Leite, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do município. A ação nomeada “Acolhimento 2022 – Formando para a Vida” acontece até sexta-feira (29), com a participação de diversos profissionais da área do direito.

“Os alunos são muito ativos, engajados e possuem consciência social e política. O debate que estimula a reflexão e reafirma a importância do Projeto de Vida dos estudantes, é fundamental para consolidar a formação dos estudantes”, afirma Elisete Aparecida Flório da Silva, dirigente da Diretoria de Ensino de Sumaré, que abrange a cidade.

O projeto de acolhimento “Rompendo Barreiras” da Escola Estadual Visconde de Mauá, em Mauá, busca sensibilizar os estudantes sobre as temáticas voltadas para a Lei Brasileira de Inclusão, as competências socioemocionais e a solidariedade.

A atleta paralímpica Giulia dos Santos Pereira que é judoca medalhista e deficiente visual conversou com os estudantes nesta volta às aulas. “É uma honra para mim estar falando da minha trajetória, como atleta, como pessoa. E tentar impactar um pouco e mostrar os valores do esporte, como eu disse na palestra: medalha e troféu ficam guardados, o que importa são os valores do esporte, que ficam”, avalia a atleta.