• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/03/2021
Notícia

Acolhimento, empatia e apoio: veja como foi o início do programa Psicólogos na Educação

As 5,1 mil escolas estaduais podem agendar sessões e abordar as necessidades locais

Desde o dia 17 de fevereiro, as escolas da rede estadual estão participando de sessões com os profissionais do programa Psicólogos na Educação para traçar planos que resultem na melhoria da convivência escolar e nos índices de aprendizagem. Muito acolhimento, empatia e apoio dos psicólogos entre os gestores marcaram as primeiras conversas.

O programa abarca as 5,1 mil escolas estaduais de todos os 645 municípios do estado. Cada escola terá à disposição entre 2 e 20 horas semanais de atendimento com um psicólogo, dependendo da demanda de cada local.

A coordenadora pedagógica Elisangela Santos da Cunha da Escola Octaviano Cardoso, na cidade de Turiúba, na região de Birigui, contou que a primeira conversa com a psicóloga foi muito proveitosa.

“A interação foi muito positiva, cheia de empatia. Nós apresentamos a escola, falamos das nossas necessidades, da questão da ansiedade que assola todos neste retorno de aulas presenciais. E ela ficou de montar um projeto para nos atender”, afirmou Elisangela, que já está com a sessão do mês de março agendada.

O vice-diretor da unidade, José Renato de Faqui, relatou que tem sentido muita ansiedade dos alunos, principalmente nos mais novos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, em retornar para a escola, por isso o trabalho de acolhimento vai ser fundamental.

“Já neste primeiro contato, a psicóloga nos deu dicas e orientações de como acolher alunos com necessidades especiais, foi muito proveitoso. Eu acredito que esse programa veio para somar, pois é mais um profissional que vai nos ajudar no desenvolvimento de projetos tanto de estudantes quanto de professores”, relatou o vice-diretor que também é gestor do programa Conviva na unidade.

Plataforma detalha especialidades

Dentro da plataforma onde as escolas agendam o atendimento é possível ver o currículo e especialidade de cada profissional disponível na região, para que assim a unidade possa escolher o que mais se adapta a sua realidade.

“Foi muito fácil marcar o encontro, a plataforma apresentou três profissionais e optamos pela que tinha ênfase na psicologia terapêutica. Depois que escolhemos a supervisão aprovou o pedido e recebemos um e-mail de confirmação com o link da consulta. No dia preparamos uma sala com os equipamentos tecnológicos necessários e reunimos a equipe, quando abrimos o link a psicóloga já estava online nos aguardando”, contou Cecília Dória de Camargo, diretora da Escola Estadual Professora Alcina Moraes Salles.

Segundo Cecília o trabalho na unidade, localizada em Jacareí, terá o foco no socioemocional, com ênfase na comunicação afetiva. “Nós ficamos tão felizes. O psicólogo é importante para o professor, para o aluno e para toda a comunidade escolar. É uma força a mais para que todos possam assimilar melhor o processo que estamos passando”, afirmou a diretora.