quinta-feira, 13/02/2020
Boas Práticas

Acolhimento une estudantes em escola de Araçatuba

Atividade aconteceu no último dia 04 de fevereiro

Como parte das atividades do Programa Ensino Integral (PEI), as escolas participantes do modelo fizeram, no retorno às aulas no dia 03 de fevereiro, o acolhimento de alunos vindos de outras escolas. O processo se estendeu para todas as escolas da rede, já que á parte integrante do Inova Educação.

Na Escola Estadual Jorge Corrêa, cerca de 100 novos alunos foram acolhidos.  A atividade começou com uma bateria de atividades aplicadas aos alunos como forma de promover imersão às premissas e valores do PEI, das quais participam professores, gestores e alunos das séries veteranas.

Foram feitas performances, palestras e outras atividades de apresentação da PEI para os novos alunos. “É muito gratificante ver os juvenis dissertando acerca dos quatro pilares da educação e descrevendo seu projeto de vida”, destacou a professora Ilma Bersani, diretora da unidade.

Emocionada, a jovem Mariane Ribeiro, 16, aluna do 3o ano do ensino médio, falou à plateia de novos alunos da alegria e entusiasmo em participar das atividades. “Eu me senti mais acolhida do que acolhedora. Sem palavras para descrever a emoção que sinto em participar desses”, finaliza. Já Leonardo Baleiro, estudante acolhedor do 3o ano do ensino médio, concorda. “É lindo ver projetos como esse e ver os pequenos tão envolvidos e animados”.

Para a professora Antônia Rodrigues de Sousa, que atua nas disciplinas de  Geografia e Protagonismo Juvenil na escola, o Ensino Integral traz novos desafios. “A educação é mágica. Tem o poder de transformar as pessoas. É um desafio, mas com entrosamento e compromisso, os objetivos são alcançados”, finaliza.