Como parte das atividades do Programa Ensino Integral (PEI), as escolas participantes do modelo fizeram, no retorno às aulas no dia 03 de fevereiro, o acolhimento de alunos vindos de outras escolas. O processo se estendeu para todas as escolas da rede, já que á parte integrante do Inova Educação.
Na Escola Estadual Jorge Corrêa, cerca de 100 novos alunos foram acolhidos. A atividade começou com uma bateria de atividades aplicadas aos alunos como forma de promover imersão às premissas e valores do PEI, das quais participam professores, gestores e alunos das séries veteranas.
Foram feitas performances, palestras e outras atividades de apresentação da PEI para os novos alunos. “É muito gratificante ver os juvenis dissertando acerca dos quatro pilares da educação e descrevendo seu projeto de vida”, destacou a professora Ilma Bersani, diretora da unidade.
Emocionada, a jovem Mariane Ribeiro, 16, aluna do 3o ano do ensino médio, falou à plateia de novos alunos da alegria e entusiasmo em participar das atividades. “Eu me senti mais acolhida do que acolhedora. Sem palavras para descrever a emoção que sinto em participar desses”, finaliza. Já Leonardo Baleiro, estudante acolhedor do 3o ano do ensino médio, concorda. “É lindo ver projetos como esse e ver os pequenos tão envolvidos e animados”.
Para a professora Antônia Rodrigues de Sousa, que atua nas disciplinas de Geografia e Protagonismo Juvenil na escola, o Ensino Integral traz novos desafios. “A educação é mágica. Tem o poder de transformar as pessoas. É um desafio, mas com entrosamento e compromisso, os objetivos são alcançados”, finaliza.