• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/09/2017
SAREG
A Escola Que Queremos

#AdoçãoAfetiva: construtora implementa projeto que aproxima a relação entre comunidade e escola

Big Vizinhança reuniu 200 pessoas que aprenderam sobre sustentabilidade e orientação vocacional

A E.E. Ministro Laudo Ferreira de Camargo, de São Bernardo do Campo, foi palco do projeto “Big Vizinhança na Escola”, promovido pela construtora MBigucci. Durante um dia inteiro no início de setembro, atividades reuniram toda a comunidade escolar com o objetivo de ampliar o relacionamento entre as pessoas que formam a unidade. O mote do evento é levar benefícios sociais e ambientais por onde passa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No período da manhã, a 1ª Feira de Profissões da escola forneceu a aplicação de um teste vocacional. Em pequenos grupos, os alunos puderam conversar com profissionais (colaboradores da MBigucci e convidados) nas áreas de Publicidade, Psicologia, Jornalismo, Engenharia Civil, Administração-RH, Direito, Contabilidade, Tecnologia da Informação, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física e Arquitetura.

A estudante do Ensino Médio, Carolina Alves Freitas, 17 anos, ficou bastante satisfeita com a ação e relatou que “foi uma oportunidade muito grande de conhecer várias áreas, tirar dúvidas e enxergar melhor a profissão que pretendo seguir. Fiz também o teste vocacional e deu exatamente na área que eu queria, licenciatura em História”, explica.

O professor Shinobu Hino destacou a importância da ação para os alunos. O docente considera o Big Vizinhança “bastante relevante, oportuno e necessário para a realidade dos alunos, que terão elementos para pensar qual carreira cursar. E esse envolvimento com a questão da sustentabilidade aproxima os profissionais da escola com o tema e possibilita a criação de novos projetos”, finaliza.

O secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini enviou mensagem de vídeo parabenizando a iniciativa e os participantes. Nalini considera que “eles [construtora] foram parceiros e assumiram a adoção afetiva desta escola em um projeto que pretende mostrar à infância e à juventude paulista que temos empresários éticos e preocupados com a qualidade da Educação. Educação que é a chave para a resolução de todos os problemas brasileiros”, disse o secretário.

No período da tarde, os colaboradores da MBigucci realizaram a oficina de reciclagem “Aprenda a Fazer Horta Suspensa com Garrafas PET”, para cerca de 70 participantes, entre professores, alunos, pais e vizinhos da escola. Foram plantadas mudas de hortelã e orégano.

Ações 

Outra ação realizada na escola foi a reforma dos canteiros de horta, que ficam na entrada do prédio. Além de limpeza, poda e adubação, foram plantadas 120 mudas de temperos e verduras. A horta será cuidada pelos alunos da escola, que se revezarão semanalmente na rega, limpeza e colheita. As hortaliças serão utilizadas no preparo da alimentação dos alunos e o tema será trabalhado dentro de sala de aula, nas disciplinas afins.

O Big Vizinhança na Escola surgiu por meio de uma parceria da construtora MBigucci com a Secretaria Estadual de Educação, por meio do projeto “Adoção Afetiva de Escolas”. “Em conversa com o secretário estadual, José Renato Nalini, vimos a possibilidade de juntar as duas ações, beneficiando a escola e a comunidade vizinha da nossa obra Mundi MBigucci, em São Bernardo. Desde então, realizamos algumas visitas, identificando junto à direção da escola as principais necessidades que culminou com a Feira das Profissões, a oficina da Horta Suspensa e a revitalização da horta existente”, explicou a diretora da MBigucci, Roberta Bigucci.