• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/09/2008
Últimas Notícias

Adultos ganham 2ª chance em 2008 para conclusão de ensino fundamental ou médio

Secretaria de Estado da Educação adere ao Encceja e define segunda prova no ano para jovens e adultos Os jovens e adultos do Estado que desejam galgar etapas na vida […]

Secretaria de Estado da Educação adere ao Encceja e define segunda prova no ano para jovens e adultos

Os jovens e adultos do Estado que desejam galgar etapas na vida escolar têm uma boa notícia. A Secretaria de Estado da Educação aderiu ao Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e realizará pela segunda vez neste ano uma avaliação das competências de Ensino Fundamental e Médio voltada para estas pessoas.

O Encceja é um programa do governo federal que avalia a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na vida escolar. Será aplicado em 13 e 14 de dezembro. É semelhante ao exame supletivo, realizado pela Secretaria em março deste ano para cerca de 105 mil pessoas (254 mil se inscreveram). Ou seja, pela primeira vez a população terá duas oportunidades no ano para receber certificados de conclusão de ensino.

As inscrições para o Encceja serão de 6 a 31 de outubro. Alunos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e até mesmo as pessoas que estão fora da escola poderão participar.

“É uma definição fundamental. O Encceja atesta a capacidade do candidato que deixou de concluir alguma área. Mostra se o candidato está apto a galgar um degrau na vida escolar”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. “Este ano será diferente, com duas oportunidades para obtenção de certificados do Ensino Fundamental ou Médio”.

Para participar será preciso se inscrever gratuitamente pelo site www.educacao.sp.gov.br – link cesu-exames: encceja/2008. Após a inscrição on-line o candidato receberá via correio o cartão de confirmação da inscrição, contendo as informações sobre local, data e horário da aplicação dos exames.

Os candidatos à conclusão do Ensino Fundamental devem ter no mínimo 15 anos completos até o dia 13 de dezembro de 2008, data da realização da primeira prova. Já os candidatos do Ensino Médio devem ter no mínimo 18 anos completos na mesma data.

Durante o processo os candidatos serão avaliados da seguinte forma:

· Ensino Fundamental: Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais

· Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), matemática e suas tecnologias, ciências humanas, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.

O conteúdo programático das avaliações de cada disciplina está disponível para os candidatos no site da Secretaria de Estado da Educação. Cerca de 105 mil candidatos participaram do exame supletivo neste ano (inscrições em 2007), em 153 municípios do Estado. Deste total, cerca de 71 mil foram aprovados.