• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 25/08/2005
Últimas Notícias

Agita Galera envolve 6 milhões de alunos na prática de atividades esportivas

Nona edição do evento tem como tema “Educação Física e Esporte” Mobilizar ao mesmo tempo quase 10 milhões de pessoas para discutir questões sobre atividade física e a promoção da […]

Nona edição do evento tem como tema “Educação Física e Esporte”

Mobilizar ao mesmo tempo quase 10 milhões de pessoas para discutir questões sobre atividade física e a promoção da saúde. Este é o principal objetivo do Programa Agita São Paulo, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das ações previstas para atingir estes objetivos é o Agita Galera – Dia da Comunidade Ativa, nesta quinta-feira, dia 26.

Este evento mobilizará pela nona vez 5.400 escolas estaduais, além das municipais e boa parte das particulares do Estado de São Paulo. A proposta é discutir com alunos, professores, pais e dirigentes escolares a atividade física como forma de promoção da saúde e da qualidade de vida. Outra meta é mostrar a relação entre atividade física regular e a saúde, além de encontrar estratégias para a adoção de um estilo de vida mais ativo.

Atividades previstas para o Agita Galera

Entre as ações previstas, destacam-se: grupos de discussão com pais, alunos, professores e dirigentes, exibição do vídeo do Agita Galera sobre a prática da atividade física na fase escolar, apresentação de peças teatrais relacionadas ao tema, palestras sobre assuntos relacionados envolvendo profissionais de saúde, discussão sobre o espaço (pátios e quadras) para a prática de atividade física, construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, resgate de brincadeiras tradicionais (amarelinha, perna de pau; pé de lata; pipas, etc), concursos de redação, poesias, fotografias, criação de uma logomarca de cada escola para o projeto, e pesquisas sobre atividade física.

Metas do projeto

Os debates envolvendo direção, professores, pais e alunos discutirão as ações que poderão ser colocadas em prática para melhorar o nível de conhecimento sobre atividade física e saúde. Entre as principais sugestões estão aumentar o tempo de atividade física dentro e fora da escola, incluir o tema atividade física e saúde no projeto pedagógico da Unidade Escolar envolvendo todas as disciplinas, e incentivar o uso das Unidades Escolares nos finais de semana – objetivo do Programa Escola da Família, iniciativa que abre as escolas aos sábados e domingos para oferecer atividades esportivas, culturais, de lazer e educação para o trabalho.

Agita Galera

O Agita Galera é um evento em sintonia com as iniciativas da UNESCO, que propõem para 2005 o tema do Ano Internacional da “Juventude, Educação Física e Esporte”, demonstrando a característica de vanguarda do programa brasileiro no que se refere à promoção da saúde na infância e adolescência.

A importância dos exercícios na fase escolar

Dados mais recentes mostram que a atividade física na fase escolar contribui para aumentar a freqüência às aulas, melhorar o desempenho acadêmico, aumentar a responsabilidade, diminuir os distúrbios de comportamento, atos de vandalismo e o uso de drogas e álcool, além de melhorar o relacionamento com os pais.

Novidades do Agita Galera em 2005

Este ano a idéia é reforçar a importância da alimentação saudável. Outra mensagem que o programa abordará o conceito de transporte ativo, utilizando a caminhada e a bicicleta para chegar à escola.

Na Escola Estadual Caetano de Campos, na Capital, por exemplo, várias atividades estão programadas durante o Agita Galera. A escola fica na rua João Guimarães Rosa, 111 – Consolação – e as atividades serão realizadas na Praça Roosevelt, centro da Cidade, das 10h ao meio-dia e entre 15h e 18h.

Celso Bandarra