quarta-feira, 26/08/2015

‘Agita Galera’ na rede estadual começa na próxima sexta-feira (28)

Educação lista sete dicas de atividades para espantar o sedentarismo

Diversão e muita atividade física não faltarão na rede estadual a partir da próxima sexta-feira (28), data que marca o início do Agita Galera, evento que mobiliza as escolas estaduais a fazerem um pacto contra o sedentarismo. Para homenagear a data, a equipe curricular de Educação Física da Educação elaborou sete dicas que podem ser “exportadas” das aulas da disciplina para toda a comunidade escolar. As sugestões vão do pular corda ao hip hop.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nesta edição do Agita, a expectativa é que, ao longo de todo o dia, os estudantes façam atividades e conheçam mais os benefícios de um corpo sadio e as vantagens de manter uma vida em movimento. Cada unidade ficará responsável pela programação.

Veja as dicas de exercícios divertidos que podem ser feitos com a família e amigos:

1 – Pular corda: parece brincadeira de criança, mas a atividade é ótima para condicionar o corpo. É necessária apenas uma corda (de elástico ou fibra) e duas pessoas para segurar de ponta a ponta.

2 – Tênis de mesa: o popular ping pong exige rapidez e habilidade com a raquete. A sugestão é montar um campeonato de duplas ou individual.

3 – Desafio de hip hop: aqui é preciso, além da dança, ser bom nas palavras. Giros no ar, agachamentos e pulos fazem parte do espetáculo.

4 – Xadrez: exercitar a mente também é uma atividade física e das melhores. Durante a partida, o aluno cria estratégias e estimula o cérebro. O mesmo vale para o jogo de “damas”.

5 – Lambaeróbica: selecione uma playlist animada e siga os passos. Meninos e meninas podem participar da coreografia, só precisa ter jogo de cintura.

6 – Peteca: se tiver a mão aquelas com pena e tudo, excelente. Mas dá para improvisar com caixinha de suco ou bolinha. O que não pode faltar é disposição para não deixar a ‘peteca cair’.

7 – Elástico: outra dica dos tempos de nossas mães. Mas o exercício, que exige apenas um elástico e nada mais, é ótimo para testar a força das pernas e o equilíbrio.

Esporte e escola

Além do Agita Galera, a rede estadual oferece aos cerca de quatro milhões de alunos outros programas de incentivo ao esporte, como o Dia do Desafio e os Jogos Escolares de São Paulo. Essas ações, aliadas à disciplina de Educação Física, presente na rotina das mais de cinco mil escolas estaduais, têm como objetivo garantir a inclusão social, o desenvolvimento e o bem-estar por meio do esporte e lazer.