• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 28/08/2021
Notícia

Agita Galera promove saúde através de atividades físicas nas escolas estaduais de São Paulo

Megaevento acontece anualmente na última sexta-feira de agosto e tem o objetivo de manter uma prática diária de exercidos durante 60 minutos

Há 14 anos marcada no calendário das escolas da rede estadual de São Paulo, a última sexta-feira do mês de agosto é destinada ao Agita Galera. O Projeto tem o objetivo de incentivar a prática diária de atividade física durante 60 minutos (consecutivos ou acumulados).

O tema deste ano é “Passos Verdes”. Além dos exercícios, o foco foi no desenvolvimento saudável e sustentável por meio da alimentação e um estilo de vida saudável, especialmente em tempos de pandemia.

Na capital, as atividades na Escola Estadual Brasílio Machado foram comandadas pelo professor José Francisco Marques dos Santos com os alunos divididos em quatros estações em pudessem manter o distanciamento e a higienização dos materiais.

Entre os exercícios propostos estão competições lúdicas com arremessos na quadra de basquete, chutes a gol na quadra de futebol, práticas de saque e passe, fundamentos do vôlei, que também contou com uma quadra exclusiva para um jogo entre os alunos.

Segundo o professor, o incentivo aos esportes tem sido utilizado para outras percepções do convívio social. “Apesar de ter competitividade, a atividade esportiva provoca a consciência coletiva, respeito e responsabilidade”, complementou o educador físico.

Em São Carlos, buscando manter o movimento e, ao mesmo tempo, o distanciamento, os alunos da Escola Estadual Coronel Paulino Carlos descobriram um novo esporte: o Badminton. “O professor ensinou um novo jogo para a gente e estamos gostando bastante, chamado Badminton, a gente fica jogando com uma raquete e uma peteca. Esse jogo é muito bom porque a gente pode ficar distanciado, por causa da pandemia”, explicou a estudante Isabelly Vitória Botelho do 5º ano do ensino fundamental.

Em concordância com o tema, a Escola Estadual Cícero Castilho Cunha, em Sud Menucci, promoveu uma manhã de exercícios de alongamento seguida por uma caminhada na parte externa da unidade que contou com a colaboração e participação de toda equipe escolar. Já em Birigui, além do Agita Galera, a Escola Estadual Professora Lydia Helena Frandsen Stuhr também propôs o Agita Cuca com jogos como xadrez e dama.

As alunas Emily Amabile Tavares da 2ª série do ensino médio, Maria Luiza Peruchi Thomazz do 9º ano do ensino fundamental e Nicoly Duarte da Silva do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual André Donatoni, em Ibaté, divulgaram um vídeo falando sobre a importância de manter hábitos saudáveis.Entre as dicas estão: evitar o consumo de industrializados, beber água, o consumo de frutas e legumes, evitar o excesso de sal e açúcar, não ficar muito tempo sem comer, utilizar exercícios para ajudar na digestão, praticar alongamentos e manter uma rotina de sono regular.