Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Juventina Marcondes Domingos de Castro, no Jardim Varginha, na zona sul de São Paulo, visitaram nesta quinta-feira, dia 07, a aldeia indígena Tenonde Porâ, em Parelheiros, também zona sul da capital. O passeio foi organizado por um professor de História da escola que estudou a colonização do Brasil em sala de aula, com alunos de 5ª e 6ª séries.
Além da história, o projeto pedagógico envolve outras disciplinas, como por exemplo ciências, que trabalhará o meio ambiente, português tratará das lendas indígenas, educação física promoverá jogo de futebol contra os índios e ainda artesanato e pintura indígena, que serão o enfoque da disciplina de educação artística. “Conhecer outras culturas é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Eles percebem que o mundo não é só aquilo que eles conhecem”, avalia Débora de Lourdes, professora de Educação Física.
Os alunos conheceram a vida na aldeia, a casa de rezas, passearam por uma trilha dentro da mata e até aprenderam como funciona o arco e flecha. Um dos índios ensinou um por um a atirar com o artefato. Os estudantes também arrecadaram cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis e roupas de inverno para doar aos índios.
O trabalho pedagógico terá continuidade em sala de aula, onde os alunos produzirão diversos materiais baseados nas descobertas feitas durante a visita.