• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/07/2005
Últimas Notícias

Aldeia Indígena é tema de estudos para alunos da Escola Estadual Juventina Marcondes Domingos de Castro

Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Juventina Marcondes Domingos de Castro, no Jardim Varginha, na zona sul de São Paulo, visitaram nesta quinta-feira, dia 07, a aldeia indígena Tenonde […]

Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Juventina Marcondes Domingos de Castro, no Jardim Varginha, na zona sul de São Paulo, visitaram nesta quinta-feira, dia 07, a aldeia indígena Tenonde Porâ, em Parelheiros, também zona sul da capital. O passeio foi organizado por um professor de História da escola que estudou a colonização do Brasil em sala de aula, com alunos de 5ª e 6ª séries.

Além da história, o projeto pedagógico envolve outras disciplinas, como por exemplo ciências, que trabalhará o meio ambiente, português tratará das lendas indígenas, educação física promoverá jogo de futebol contra os índios e ainda artesanato e pintura indígena, que serão o enfoque da disciplina de educação artística. “Conhecer outras culturas é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Eles percebem que o mundo não é só aquilo que eles conhecem”, avalia Débora de Lourdes, professora de Educação Física.

Os alunos conheceram a vida na aldeia, a casa de rezas, passearam por uma trilha dentro da mata e até aprenderam como funciona o arco e flecha. Um dos índios ensinou um por um a atirar com o artefato. Os estudantes também arrecadaram cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis e roupas de inverno para doar aos índios.

O trabalho pedagógico terá continuidade em sala de aula, onde os alunos produzirão diversos materiais baseados nas descobertas feitas durante a visita.