• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/06/2005
Últimas Notícias

Além dos muros da escola

Internet leva o mundo a alunos e professores A rede de comunicação multimí dia do Estado de São Paulo também épilar para outros projetos de desenvolvimento social. Na área da […]

Internet leva o mundo a alunos e professores

A rede de comunicação multimí dia do Estado de São Paulo também épilar para outros projetos de desenvolvimento social. Na área da educação, por exemplo, as universidades (USP, Unesp e Unicamp) e unidades da FA­TEC estão ligadas pelo Intragov, assim como 2.700 escolas estaduais que ganharam recursos de banda larga.

O Projeto Universalização da Informática nas Escolas espera instalar em cada um dos 5.400 colégios uma sala de multimeios (com acesso à internet), destinada ao uso pedagógico dos estudantes. Assim, alunos e professores podem sair dos limites dos muros da es­cola e, virtualmente, correr o mundo. É importante ressaltar que o programa Escola da Família (uso do espaço estudantil como centro de convivência nos fins de semana) levou a inclusão digital também para as comunidades.

A Rede do Saber é mais um excelente modelo de utilização dessa rede.

São várias iniciativas premiadas que visam, por ensino a distância, garantir formação e atualização dos 300 mil profissionais que fazem parte da rede estadual de educação do Estado de São Paulo. Com isso, interfere-se na qualidade do ensino público.

Sua capacidade é para 12 mil pessoas por dia, abrangendo todas as Diretorias de Educação do Estado, conectadas aos órgãos centrais e de apoio da Secretaria e às universida­des parceiras (USP, PUC-SP e Unesp), totalizando 119 pontos interligados. Nos centros de formação os usuários têm à disposição televisores, video­cassetes, microfones e computadores, e aparelhos de tele e videoconferência. Dali, assistem a aulas e interagem com professores que ficam nos estúdios geradores de conteúdo. Além disso, há material de apoio especialmente desenvolvido e um espaço virtual em intranet com tarefas e avaliações.