• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 31/08/2006
Últimas Notícias

Alimentação saudável de escolas estaduais marca o Dia do Nutricionista no programa de Adriane Galisteu

Entrevista será mostrada nesta quinta-feira, dia 31, no Programa Charme, às 17h10 Refeições balanceadas, frutas na sobremesa, ingredientes frescos. Nas cantinas administradas em conjunto com a Associação de Pais e […]

Entrevista será mostrada nesta quinta-feira, dia 31, no Programa Charme, às 17h10

Refeições balanceadas, frutas na sobremesa, ingredientes frescos. Nas cantinas administradas em conjunto com a Associação de Pais e Mestres (APMs), alimentos fritos como coxinha, risólis e pastéis deram lugar a esfihas, sanduíches de queijo e presunto e outros salgados assados.

A preocupação com um cardápio menos calórico e mais saudável já faz parte do dia a dia dos quase 6 milhões de alunos da rede estadual de ensino de São Paulo há muito tempo. Em março de 2005, outro passo foi dado para tornar a alimentação dentro das escolas ainda mais adequada. Uma portaria criada em março do ano passado serviu de base para que pais, alunos e a comunidade definissem quais seriam as melhores opções de alimentação dentro das cantinas.

 Delícias saudáveis

As frituras e os conhecidos salgadinhos de pacote ficaram de fora da lista. No lugar das balas e chocolates, a opção fica por conta de delícias como o bolo de cenoura – enriquecido pela presença do legume na composição da receita – sem contar as frutas embaladas em papel filme para conservar o sabor e o aspecto de alimento fresco.

E o refrigerante, mais calórico do que nutritivo, ganhou um concorrente saudável e saboroso: o suco de frutas. Além de promover mudanças alimentares, o assunto ganhou repercussão. Prova disso foi o convite da produção do Programa Charme, do SBT, para comemorar o Dia da Nutricionista. Nesta quinta-feira, dia 31, será exibida a reportagem feita com a nutricionista Monika Nogueira, coordenadora de Projetos Especiais do Departamento de Suprimento Escolar (DSE), na Escola Estadual Albino César, na Vila Mazzei, zona norte da Capital.

Substituições que diminuem calorias

“Tirando as frituras, por exemplo, já é possível eliminar até duzentas calorias de cada salgado. O assado tem entre duzentas e duzentas e vinte calorias, enquanto o frito chega a quatrocentos e cinqüenta calorias”, explicou Monika durante a entrevista feita pela apresentadora do programa, Adriane Galisteu. A entrevista completa irá ao ar nesta quinta-feira, dia 31, no SBT. O programa começa às 17h10.

 

O que é o DSE

O Departamento de Suprimento Escolar (DSE) é responsável pelo gerenciamento direto ou indireto do fornecimento de alimentação escolar para aproximadamente 3 milhões de alunos do ensino fundamental da rede pública estadual. Tem como meta trabalhar o saber com sabor.

Um dos grandes diferenciais da equipe responsável pela alimentação dos alunos da rede estadual de ensino é a cozinha experimental montada com todos os equipamentos necessários para os testes, preparo e aperfeiçoamento de diversas receitas.

A idéia é fazer com que os estudantes gostem da alimentação escolar para dar fim ao estigma de que se trata de uma comida para pessoas menos privilegiadas. Na verdade, o que se oferece nas escolas é uma alimentação com nutrientes e substratos capazes de auxiliar o aluno no aprendizado diário, além de estimular hábitos saudáveis de alimentação.