• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/05/2006
Últimas Notícias

Alimentação vira tema de estudos em escola estadual de Guarujá

Conteúdo trabalhado durante as aulas de Ciências também serviu para exercitar habilidades em outras matérias “…Pêra, uva, maçã, salada mista…” A frase lembra brincadeira de criança, mas na Escola Estadual […]

Conteúdo trabalhado durante as aulas de Ciências também serviu para exercitar habilidades em outras matérias

“…Pêra, uva, maçã, salada mista…” A frase lembra brincadeira de criança, mas na Escola Estadual Emídio José Pinheiro , em Guarujá, litoral do Estado, o assunto foi parar na sala de aula. Durante as aulas de Ciências, temas como bons hábitos alimentares serviram de base para atividades mais interessantes e envolventes.

Alunos da 1ª série do ensino fundamental aprenderam detalhes sobre a importância de comer verduras, frutas e legumes, jeito divertido que a professora Norma Lima do Nascimento Espinosa e a direção da escola encontraram de ensinar a importância da escolha adequada na hora de fazer as refeições.

Cardápio completo

O conteúdo trabalhado durante as aulas de Ciências também serviu para exercitar as habilidades dos alunos em disciplinas como Português, Artes, Matemática e Educação Física. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se: leitura e escrita dos nomes dos alimentos; confecção de cartazes com figuras e desenhos dos alimentos; apresentação do disco alimentar; leitura coletiva da história em quadrinhos “O que é educação alimentar”; cartaz de pregas dividido em partes: café da manhã, merenda, almoço, lanche da tarde e jantar; frutas para colorir; e dicionário de frutas e legumes.

Depois da merenda

“O ponto alto da atividade foi o Dia da Salada de Frutas. A merenda veio acompanhada de uma sobremesa especial, preparada pelos próprios alunos”, explicou a diretora da escola, Tânia Cristina Pereira de Mello. Oportunidade perfeita para os estudantes aprenderem, na prática, quase todos os sentidos. Cada fruta era descrita com detalhes, incluindo o tato (forma e textura da fruta), a visão (ao observar os detalhes e cores da casca e da polpa), o olfato (sentindo o aroma de cada uma) e o paladar (experimentando sabores cítricos, doces, azedos etc).