terça-feira, 30/09/2008
Idiomas

“Almanaque Educação” aborda a relação África-Brasil, com a presença da cantora Sandra de Sá

Por meio da onda dos cabelos black, a divertida Trupe do Almanaque Educação , da TV Cultura, aborda a relação África-Brasil nesta terça-feira (30/09), às 19h30 . A cantora Sandra de Sá e os Meninos do Morumbi dão um colorido especial aos cabelos, com ritmo e alegria genuinamente afro-brasileiros. A atração também mostra uma visita […]

Por meio da onda dos cabelos black, a divertida Trupe do Almanaque Educação , da TV Cultura, aborda a relação África-Brasil nesta terça-feira (30/09), às 19h30 . A cantora Sandra de Sá e os Meninos do Morumbi dão um colorido especial aos cabelos, com ritmo e alegria genuinamente afro-brasileiros. A atração também mostra uma visita ao centro de São Paulo, e entrevista a cabeleireira Rúbia, dona de um dos salões de cabelos black mais tradicionais na capital.

No quadro Pequenas Histórias Particulares , o cantor e compositor Chico César reforça as relações África-Brasil por meio de seu trabalho artístico, que ficou conhecido por um visual irreverente e autêntico. No Almanaque Educação , o artista conta histórias da sua infância, vividas no interior da Paraíba; comenta como a música passou a fazer parte de sua vida; e conta como as raízes africanas influenciam seu trabalho.

O programa mostra ainda uma escola quilombola no quadro Escola Mundo Afora : a Escola Estadual Maria Antônia Chules Princesa, localizada em Ivaporunduva, no Vale do Rio Ribeira, sul do Estado de São Paulo. Quilombos são comunidades formadas por descendentes de escravos, que mantêm viva a história e a cultura de seu povo. O grande diferencial de uma escola quilombola é a inclusão da cultura africana no currículo escolar, pois isto define sua identidade e fortalece o papel que ela tem no resgate e na valorização desta cultura. O Almanaque Educação também exibe um telejornal com informações curiosas sobre o tema, e um game que explora as capitais da África.

A Trupe do programa é formada pelos personagens Azeitona (Fabiano Geuli), Dorinha (Melissa Nascimento), Suspiro (Ju Colombo), Chumbinho (Paulo Henrique Jordão) e Guri (Márcia Oliveira). A atração, uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, terá reapresentação no sábado (20/09), a partir das 11h30.