O que são e para que servem as células-tronco? O público terá a chance de entender toda a polêmica que gira em torno do assunto nesta edição do Almanaque Educação , que vai ao ar na TV Cultura , nesta terça-feira (7/10), às 19h30 .
A Trupe do programa explica que a utilização de células embrionárias para fins de investigação e tratamentos médicos varia de país para país; e que, recentemente, o Supremo Tribunal Federal autorizou tais pesquisas no Brasil, desde que sejam somente com as células-tronco que existem no cordão umbilical.
O Almanaque Educação exibe uma grande reportagem sobre o assunto, na qual médicos e especialistas explicam como é realizado o trabalho com células-tronco. Também prestam depoimento o músico Marcelo Yuka , ex-intergrante do grupo O Rappa, que ficou paraplégico depois de ser baleado durante um assalto; e o Sr. Hermano Vianna, pai do vocalista da banda Paralamas do Sucesso, Hebert Vianna , que ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois de um acidente de ultraleve. Eles falam da esperança que depositam nas pesquisas com células-tronco embrionárias e da importância desses estudos para o futuro da medicina.
As células-tronco são células capazes de multiplicar-se e diferenciar-se nos mais variados tecidos do corpo humano, como sangue, ossos, nervos, músculos e etc. A Trupe também explica que, além da questão científica, questões éticas e religiosas entram em cena, dividindo opiniões e evidenciando o quanto de desinformação ainda paira sobre o assunto. Ainda nesta edição, o público confere o Game “Cai não cai do dna”; um cadeirante que desvenda, junto a um arquiteto, os desafios da profissão, no quadro Quando eu crescer; e no quadro Palavra de Mestre , um professor de matemática incita uma discussão sobre como a geometria, assim como outras áreas dentro da matemática, se inicia muito longe no tempo e no espaço.
A Trupe que conduz o programa é formada pelos personagens Azeitona (Fabiano Geuli), Dorinha (Melissa Nascimento), Suspiro (Ju Colombo), Chumbinho (Paulo Henrique Jordão) e Guri (Márcia Oliveira). A atração, uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, terá reapresentação no sábado (20/09), a partir das 11h30.