quarta-feira, 25/04/2018
Foto divulgação
Boas Práticas

Aluna cria projeto de lei que garantirá aporte a alunos que realizam voluntariado

Sugestão de projeto pretende transformar horas de serviço voluntário em pontos para aquisição de livros; ação faz parte do Parlamento Jovem Paulista

Os materiais de apoio aos estudos fazem parte da vida de um aluno. Já pensou se um aplicativo fizesse você ganhar pontos que podem ser revertidos em dinheiro para a compra desses objetos? Bom, a Giulia Dantas Gomes pensou nessa hipótese e, por isso, criou até mesmo um projeto de Lei que foi selecionado para participar do Parlamento Jovem Paulista.

“A Giulia é uma aluna que demonstra habilidades de argumentação e escrita bem desenvolvidas. Fazemos um trabalho na escola onde tentamos atender os diversos níveis dos alunos, e esses desafios [como o Parlamento Jovem Paulista] são grandes oportunidades para alunos como a Giulia”, afirma a professora Lucilene Fernandes, que orientou a jovem parlamentar.

Giulia estuda na escola Olímpio Catão, que fica na cidade de São José dos Campos. Em sua proposta, a garota tece argumentos para que sejam disponibilizadas vagas de prestação de serviços voluntários entre os jovens, que podem ser alunos das redes públicas e particular, além do ensino superior. Após os trabalhos realizados, os voluntários recebem uma pontuação que, posteriormente, será convertida em créditos para compra de livros e materiais escolares.

A professora entende que “a ideia da Educação é formar cidadãos. E a gente sabe o quanto é importante que eles [alunos] conheçam as necessidades da comunidade e possam atuar diante dos problemas, ajudar, contribuir, ser cidadãos protagonista”, completa Lucilene.

Giulia Dantas realiza um trabalho voluntário que muitas vezes passa desapercebido pela maioria das pessoas. Ela procura ser protagonista na unidade escolar, e esse é um voluntariado que fortalece a vivência dentro da escola. Para a estudante, “na sala de aula a gente trabalha como um todo, somos uma turma, temos que nos ajudar. A gente trabalha e ajuda os outros sem precedentes”, elucida a parlamentar mirim, que tem apenas 14 anos de idade.

Basta se cadastrar em um aplicativo (a ser desenvolvido) que será oferecido gratuitamente para plataformas Android e iOS, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, caso a proposta de Projeto de Lei siga adiante. Instituições credenciadas oferecerão os trabalhos a serem desenvolvidos na sociedade, e ali também será possível consultar os créditos armazenados, bem como sua liberação para uso. Os cadastros das instituições e das empresas comerciantes de livros e/ou materiais escolares serão feitos pela Secretaria da Educação.

Deste programa, poderão participar como recebedoras de serviço voluntário asilos, casas de repouso ou similares que realizam socialização com idosos; escolas públicas de ensino infantil ou fundamental; bibliotecas públicas; ONG’s dos diversos setores e fundações culturais.

Como justificativa do projeto, Giulia esclarece que grande parcela da população tem baixo poder aquisitivo, o que pode influenciar diretamente na baixa qualidade de aprendizagem deste nicho.

Além do apoio financeiro possível com o aplicativo, o serviço voluntário é educativo e ajuda na evolução pessoal, o que torna o indivíduo mais solidário e sociável, incentivando a convivência e desenvolvendo o protagonismo diante dos problemas sociais.

Giulia Dantas estará na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo entre os dias 26 e 27 de abril, onde será recepcionada como parlamentar e vivenciará a rotina da Casa. Sobre a expectativa, a estudante é clara: “espero aprender muito, porque estamos desenvolvendo uma nova visão. Estamos aprendendo como seria esse poder legislativo e como a gente pode se desenvolver a partir disso. Então, é muito aprendizado mesmo”, diz.