• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 15/11/2011
Últimas Notícias

Aluna da capital recebe premiação em Brasília por melhor redação do Estado

Depois da premiação estadual, a estudante participará do processo seletivo em âmbito nacional A aluna Jaqueline Canuto Silva, vencedora do IV Concurso de Redação do Senado Federal pelo Estado de […]

Depois da premiação estadual, a estudante participará do processo seletivo em âmbito nacional

A aluna Jaqueline Canuto Silva, vencedora do IV Concurso de Redação do Senado Federal pelo Estado de São Paulo, será premiada hoje (16) em Brasília.  A estudante, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Amos Comenius, na capital,  receberá como prêmio um notebook, medalha, certificado e publicação da redação no livreto produzido pelo Senado Federal.

“Quando fiquei sabendo que fui a vencedora pelo estado de São Paulo, fiquei sem acreditar. Realmente, nada é impossível. Além da felicidade de que eu vou viajar de avião, claro”, afirma Jaqueline.

O Senado Federal realiza anualmente um Concurso de Redação destinado a alunos com idade entre 16 e 19 anos, do 2º e do 3º ano do ensino médio, matriculados nas escolas públicas. O objetivo do concurso é promover a reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania. Neste ano, o tema foi “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”.

A Secretaria da Educação recebeu 113 trabalhos das escolas da rede estadual, e uma comissão de especialistas selecionou e classificou três trabalhos, que foram encaminhadas à Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal para participar de processo seletivo, em âmbito nacional.

Nessa etapa, as escolas dos três primeiros colocados serão presenteadas com computadores, livros e DVDs para o acervo da instituição. Além disso, as Secretarias de Educação dos três primeiros colocados também ganharão livros produzidos pelo Senado Federal.

Para o diretor da Escola Estadual João Amos Comenius, João Cavallaro, é muito gratificante ver uma aluna da sua escola representando o estado de São Paulo. “Isso nada mais é que o reflexo de uma escola comprometida com o pedagógico. Isso é extrapolar os muros da escola e valorizar educandos e educadores. Existem muitos talentos nas instituições de ensino que precisam ser potencializados por meio de concursos literários, cafés filosóficos, esportes, feiras culturais e tantas outras ações”, afirma.

Saiba mais sobre a vencedora do concurso de redação pelo Estado de São Paulo, no vídeo abaixo:


Programa Jovem Senador

Em 2011, o IV Concurso  de Redação  tornou-se parte de um projeto ainda maior, o Programa Jovem Senador. Como parte da premiação, os 27 alunos vencedores estaduais terão a oportunidade de atuar como senadores e de vivenciar o processo de criação das leis em nosso país, com “mandato” de três dias, quando os jovens parlamentares poderão simular como é  o funcionamento do processo de criação dessas leis. Este Programa tem a finalidade de estimular a cidadania e a participação política.

Leia aqui a redação de Jaqueline, vencedora  IV Concurso de Redação do Senado Federal