• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 23/10/2020
Notícia

Aluna de escola estadual de Piracicaba ganha bolsa do Rotary Club para intercâmbio de um ano no Japão

Akassia Steffany Souza da Silva, de 16 anos, realizará um sonho e um plano de vida através da bolsa Sebastião Santos de Oliveira

O sorriso largo no rosto estampa a felicidade da aluna Akassia Steffany Souza da Silva, estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Martins de Toledo, em Piracicaba, que planeja seu primeiro intercâmbio.

A estudante foi selecionada para uma Bolsa do Clube, chamada Sebastião Santos de Oliveira criada há anos por um rotariano da região. Thiago Franco, associado do Rotary e diretor da Escola Estadual Pedro de Melo, localizada no distrito de Tupi, região rural de Piracicaba, explica que é necessária uma reciprocidade para a ida de um aluno a outro país.

“Por exemplo, se aluna escolheu ir ao Japão, alguém de lá tem que vir para cá. Este intercambio é cultural e não de línguas. Conhecer pessoas faz parte do processo de intercâmbio, por isso, o aluno que viaja acaba passando pela casa de três ou quatro famílias”, ressalta o rotariano.
Para a estudante de 16 anos, esta será a maior experiência da sua vida. Akassia comenta que a cultura japonesa foi o que a fez brilhar os olhos pelo país.

“Eu acho muita bonita a reverência que eles, japoneses, têm por outras pessoas. Ainda faltam alguns detalhes a serem acertados por conta da pandemia, como por exemplo o tempo que eu posso ficar no país. Eu estou muito feliz, nunca tive dinheiro para pagar um intercâmbio e isso abriu muita coisa na minha mente. Eu conseguir esta bolsa me abriu a mente para que eu tente, inclusive, fazer uma faculdade por lá”, destaca a aluna.

A jovem pretende estudar literatura ou história na graduação e sonha em ser professora para poder ensinar cada vez mais pessoas.

Sobre o Rotary

O Rotary Club é uma associação internacional de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos.

Até hoje, vários jovens de baixa renda foram agraciados com a experiência de passar um ano em um país estrangeiro, conhecendo e vivenciando sua cultura.