• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 03/10/2022
Notícia

Aluna de escola estadual em Serrana é selecionada para intercâmbio em Portugal

Viagem terá duração de dez dias e será custeada pelos organizadores do projeto Era Uma Vez Brasil

Kétley Batista Lopes, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jardim das Rosas, do município de Serrana, região metropolitana de Ribeirão Preto, participou do projeto Era Uma Vez Brasil, promovido pela Origem Produções, e se classificou para a terceira etapa da ação, sendo selecionada para um intercâmbio em Lisboa, Portugal, que acontecerá em novembro. A viagem será custeada pelo organizador, que conta com apoio de empresas privadas, da Embaixada de Portugal no Brasil e de leis de incentivo à cultura, e terá duração de 10 dias.

Embasado no livro 1808, de Laurentino Gomes, o projeto trata sobre a vinda da família real e da corte portuguesa ao Brasil e tem como foco a imersão cultural destes estudantes na história de Portugal. Foram 2.500 participantes ao todo, sendo 200 do município de Serrana. Para conseguir o intercâmbio, Kétley passou por etapas como a criação de uma história em quadrinhos (HQ) ambientada no período em que a família real portuguesa esteve no Brasil e a gravação de um vídeo sobre o tema, além de um acampamento ocorrido nas férias, onde, após seu desempenho nas atividades realizadas, foi selecionada para a experiência no exterior.

Além da viagem para Portugal oferecida aos finalistas desta edição do projeto, outros cem estudantes com melhor desempenho na segunda etapa contaram com a publicação de suas histórias em quadrinhos no livro O Outro Lado da História, organizado pelos autores do projeto. As obras das estudantes Heloísa de Souza Alves e Nathaly Santos Lima, ambas também da EE Jardim das Rosas, em Serrana, ocupam as páginas 91 e 92 do livro e abordam a questão de pessoas escravizadas sem acesso a melhorias.

Para o diretor da escola, Jose Ricardo Alves da Silva, a conquista da aluna Kétley é algo que deve ser comemorado por toda comunidade. “Ver uma estudante da nossa rede sendo contemplada com um intercâmbio para Portugal, por estar entre as melhores em um projeto como este, com certeza é motivo de muita alegria para nós que somos profissionais da educação”, comenta o gestor. “Espero que a Kétley tire o melhor proveito possível desta oportunidade”, finaliza.

“Essa será minha primeira experiência fora do país. Quero conhecer bibliotecas, museus, escolas e saber como eles enxergam por lá o período da colonização do Brasil. Quero ver tudo em detalhes”, comemora Kétley Lopes, que não acreditou ter conquistado o intercâmbio. “Na hora do anúncio, fiquei assustada. Depois, fiquei muito feliz. Parecia que não era verdade”, conta a estudante.