• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/04/2018
Ensino Fundamental

Aluna rede é selecionada para participar de um curso na Nasa nos EUA

Amanda Rodrigues, da EE João Cardoso dos Santos, embarca para os Estados Unidos em julho

Conhecida como “A Menina das Estrelas”, a aluna Amanda Rodrigues de Araújo Silva, da 3ª série do Ensino Médio, da escola “João Cardoso dos Santos”, em Biritiba Ussu, no Alto Tietê, foi selecionada para participar de um curso de duas semanas na agência espacial americana NASA.

“Participei de um concurso no ano passado chamado ‘Cassini – Cientista Por Um Dia’, em que podíamos escolher três alvos de Saturno para estudo. Optei por uma das Luas de Saturno: Encelado. Ganhei o concurso na categoria Ensino Médio, explica a adolescente.

Pelo projeto científico, a estudante recebeu uma menção honrosa e teve um encontro com a geóloga planetária da NASA, Rosaly Lopes, no Rio de Janeiro.

Amanda tomou conhecimento do curso oferecido pela agência do Governo Federal dos Estados Unidos que desenvolve pesquisas de tecnologias e programas de exploração espacial, por meio das redes sociais.  “Tenho um grupo “Astronomia para o mundo” e uma página de astronomia (Menina das Estrelas na NASA) onde buscamos nos comunicar e divulgar a ciência. Lá, vi que um amigo tinha publicado sobre um curso para estudantes de até 18 anos na NASA”, conta.

No primeiro momento, decidiu ajudar a divulgar o treinamento. Mas, depois percebeu que poderia ser uma das selecionadas e acabou concorrendo a uma das vagas.

Durante duas semanas, os alunos participarão de aulas teóricas, treinamentos com astronautas, vivências de como é estar no espaço e como é a vida de um cientista da NASA. “Trabalhar na NASA é o meu grande sonho. Na verdade, é o sonho de qualquer pessoa que ama a astronomia”, relata.

Desde os noves anos de idade, Amanda sonha em ser astrônoma e é a única estudante do Estado de São Paulo a participar do curso da NASA. Ela estará acompanhada de mais 30 alunos de escolas do Nordeste. A capacitação vai acontecer em julho, nos Estados Unidos.

Ivan Gláucio Paulino Lima, pesquisador da NASA (Agência Espacial Americana) e ex-estudante da rede estadual, destaca que é importante sentir e identificar o desejo por alguma área.  “O conselho que eu dou é que o aluno identifique o quanto antes uma paixão intrínseca por alguma área do conhecimento, estude e pesquise a fundo essa profissão e aproveite as oportunidades que tiverem”, destacou.