• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/10/2013
Pais e Alunos

No Parlamento Jovem, aluna com deficiência tem projeto sobre inclusão aprovado

Cinco jovens da rede estadual paulista participaram do programa e viveram rotina de deputados

“Foi uma emoção muito grande para a Eloá estar na Câmara dos Deputados, em Brasília, falando sobre a importância de alunos estudarem Libras”. O depoimento da professora Mayra Raquel Nunes Branco refere-se ao sentimento vivido pela aluna Eloá Fernanda Stefani Topan, uma das vencedoras da 10º Edição do Parlamento Jovem.

Aluna da E.E. Saturnino Leon Arroyo, na cidade de Fernandópolis, Eloá foi a primeira estudante surda da rede estadual paulista a vencer o prêmio, que reuniu 78 jovens de diversas regiões do Brasil. O Estado de São Paulo foi representado por 11 alunos, sendo que cinco deles estudam em escolas estaduais.

Tais jovens vivenciaram por uma semana a rotina de um deputado federal, apresentando e votando propostas de leis relacionadas aos temas como meio ambiente, educação, agricultura, economia e defesa do consumidor.

O projeto de lei de Eloá previa que mais estudantes aprendessem Libras, a segunda língua mais falada no País. “Era uma proposta muito interessante, porque falava da questão da inclusão e da luta dos surdos em todos os setores da sociedade”, opina Sérgio Luiz Daniati, coordenador estadual do Parlamento Jovem e membro da equipe técnica de geografia da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O mais bacana foi que ela conseguiu sensibilizar os participantes de todos os estados. As pessoas saíram do Parlamento Jovem pensando em como poderiam melhorar a inclusão de deficientes em suas respectivas comunidades”, analisa a professora.

“Eu trabalho com alunos surdos na rede estadual há três anos e sei o quanto seria benéfico para esses jovens que mais alunos sem deficiência se interessassem em aprender a língua de sinais, porque, assim, todos conseguiriam conversar sem intermediação de intérprete”, conta a educadora Mayra, que é professora intérprete da aluna Eloá há 1 ano e meio.

Curso de Libras

A Secretaria da Educação do Estado oferece curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O objetivo é proporcionar as aulas virtuais e acessíveis de qualquer computador, para os estudantes com e sem deficiência auditiva.

O curso foi elaborado pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), da Secretaria, que já atua com a temática da inclusão. Em julho, foi lançada uma plataforma para aulas de inglês online, voltada a estudantes cegos e surdos. O conteúdo foi todo disponibilizado com recursos de acessibilidade, como vídeos com audiodescrição e, também, janelas em libras.