• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 28/12/2019
Governo do Estado de São Paulo
Boas Práticas

Alunas de São Carlos são premiadas em competição que transforma ideias em apps

Estudantes ganharam cursos de dois meses para aprender a desenvolver aplicativos e mergulhar na programação

Três equipes de jovens da rede estadual em São Carlos foram premiadas, no meio desse ano, na Technovation Summer School for Girls, iniciativa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. Direcionada para mulheres, a competição tem como objetivo ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos, apresentando as diversas possibilidades de carreira nas áreas de tecnologia e empreendedorismo.

Outro objetivo da competição é ajudar a promover a inclusão feminina nos cursos superiores de ciências exatas. “É fundamental ter ações inclusivas como essa e estamos muito felizes de estudantes da rede se interessarem por programação e tecnologia”, comemora Debora Garofalo, coordenadora do setor dentro da Educação.

Como forma de premiação, as estudantes ganharam um curso de dois meses para aprender a desenvolver aplicativos na escola Happy Code, uma das apoiadoras do evento.

A primeira etapa do evento aconteceu no início deste ano, quando 200 jovens da região participaram de uma série de encontros com especialistas. Do total de participantes, 111 eram alunas da rede estadual de ensino. Ao fim das atividades, as meninas desenvolveram aplicativos e, entres os selecionados, para a etapa internacional, estão três projetos de equipes formadas por integrantes da rede.

O grupo da estudante Giovanna Birili, da Escola Estadual Professor Aduar Kemell Dibo, criou o aplicativo Pet Hero, que facilita o apoio a ONGs que resgatam e cuidam de animais abandonados. Pelo app, além das doações, é possível divulgar eventos de adoção e até ver os animais que estão disponíveis. “O app ajuda a conectar a ONG a quem quer cuidar dos animais. É uma forma também de promover inclusão e resolver um problema, que é o objetivo final da tecnologia”, explica Giovanna.

Além de Giovanna e Jessica, alunas da Aduar Kemell Dibo, estudantes da Escola Estadual Professor José Juliano Neto, Escola Estadual Jesuíno de Arruda e Escola Estadual Doutor Álvaro Guião também foram selecionadas.