• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/09/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

#Aluno: confira algumas dicas de como montar um grupo de estudos

Foco e dedicação são dois pontos fundamentais para quem deseja seguir esse formato de estudo

Foco e dedicação. Esses dois pontos são fundamentais para quem deseja montar um grupo de estudos. O objetivo desse formato é compartilhar o entendimento e promover discussões entre os integrantes. Para isso, é importante identificar pessoas com perfis, habilidades e talentos diferentes.

Confira algumas dicas para formar um grupo de estudo:

Número de participantes: limitar o número de alunos. Gerenciar um grupo com muitas pessoas não é fácil. Sendo assim, ter um grupo pequeno é mais fácil manter o foco.

Encontros regulares: não adianta estudar na véspera da prova. É importante manter um calendário com as reuniões para o grupo se organizar e criar esse hábito de estudar.

Local: o local influencia muito no rendimento do grupo. Sendo assim, escolha um local confortável, calmo e com uma boa estrutura.

Cronograma de disciplinas: além do calendário com datas das reuniões, é fundamental definir as matérias a serem estudadas. Assim os membros se organizam com antecedência para a reunião.

Regras: as pessoas são diferentes e para não perder o controle é necessário combinar regras e metodologias, como ser pontual nos encontros, organizar o material e realizar as atividades combinadas.

Comunicação: criar uma maneira rápida e eficiente de comunicação. Por meio de um canal, é possível definir as regras, atualizar o calendário e trocar informações.