Foco e dedicação. Esses dois pontos são fundamentais para quem deseja montar um grupo de estudos. O objetivo desse formato é compartilhar o entendimento e promover discussões entre os integrantes. Para isso, é importante identificar pessoas com perfis, habilidades e talentos diferentes.
Confira algumas dicas para formar um grupo de estudo:
Número de participantes: limitar o número de alunos. Gerenciar um grupo com muitas pessoas não é fácil. Sendo assim, ter um grupo pequeno é mais fácil manter o foco.
Encontros regulares: não adianta estudar na véspera da prova. É importante manter um calendário com as reuniões para o grupo se organizar e criar esse hábito de estudar.
Local: o local influencia muito no rendimento do grupo. Sendo assim, escolha um local confortável, calmo e com uma boa estrutura.
Cronograma de disciplinas: além do calendário com datas das reuniões, é fundamental definir as matérias a serem estudadas. Assim os membros se organizam com antecedência para a reunião.
Regras: as pessoas são diferentes e para não perder o controle é necessário combinar regras e metodologias, como ser pontual nos encontros, organizar o material e realizar as atividades combinadas.
Comunicação: criar uma maneira rápida e eficiente de comunicação. Por meio de um canal, é possível definir as regras, atualizar o calendário e trocar informações.