• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/04/2018
Ensino Médio

#Aluno: confira como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem

Os estudantes da rede que estão cursando a última série do Ensino Médio podem solicitar a gratuidade; o pedido deve ser feito antes da inscrição

Os alunos da rede estadual que estão cursando a última série do Ensino Médio já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. A solicitação deve ser feita até 11 de abril, por meio do Sistema de Isenção na Página do Participante no site do Inep.

Os ex-alunos que concluíram seus estudos na rede e participantes que obtiveram a Certificação de Conclusão do Ensino Médio, por meio do Encceja 2017, também poderão solicitar a gratuidade do valor para se inscrever no exame. Clique aqui e confira quem tem direito à isenção e todos os critérios para obter o benefício.

Os candidatos que quiserem isenção da taxa, mas tiverem faltado ao Enem 2017 terão que apresentar, também até o dia 11 de abril, justificativa para a ausência. Serão aceitos boletins de ocorrência, laudos médicos entre outros documentos oficiais. O resultado dos pedidos de gratuidade deverão ser divulgados em 23 de abril. Na mesma data, aqueles que tiverem a isenção negada poderão entrar com recurso e assim, apresentar outros documentos que comprovem o direito ao benefício. Os candidatos terão de 23 a 29 de abril para recorrer.

A aprovação da solicitação não significa que o participante está inscrito no exame. O pedido de isenção vem antes da inscrição e todos precisam se inscrever a partir do dia 7 de maio.