• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/02/2019
Destaque

#Aluno: confira o calendário de datas do Enem 2019

Os exames serão aplicados nos dias 3 e 10 de novembro de 2019

Alunos do Ensino Médio que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem conferir as datas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) . Os exames serão aplicados nos dias 3 e 10 de novembro de 2019. O edital será publicado em março.

Os alunos poderão solicitar a isenção de taxa ou justificar a ausência nas provas do ano passados, entre os dias 1º e 10 de abril. As inscrições ocorrerão de 6 a 17 de maio.

Como usar as notas do Enem

Com as notas, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que condensa as vagas de universidades públicas de todo o país. Se o aluno optar por universidade privadas, o Enem é necessário para acessar as modalidades de financiamento oferecidas pelo governo federal. O estudante interessado em concorrer a uma vaga das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) deverá ter registrado a nota mínima de 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação. O ProUni oferece bolsas que variam de 50% a 100%.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outra opção de apoio financeiro. Há uma modalidade com juros zero para jovens com renda familiar per capita de até três salários mínimos e outra com juros que variam de acordo com a instituição bancária.

A nota do Enem também pode ser utilizada pelos jovens para estudar no exterior. Em Portugal, são mais de 30 instituições de ensino superior, que utilizam a exame como forma de selecionar os alunos brasileiros.

Serviço

Solicitação de Isenção e justificativa de Ausência:1 a 10 de abril
Inscrições: 6 a 17 de maio
Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro