Separar um local fixo para estudar em casa e sempre perguntar quando houver dúvidas são sugestões que podem fazer toda diferença para o estudante
Nesta quarta-feira, 1º de agosto, cerca de 4,3 milhões de alunos da rede estadual voltaram às salas de aula em todo o Estado. Depois de um mês de férias é preciso disciplina para se adaptar a nova rotina.
De acordo com a educadora e pedagoga Maria Júlia Ferreira, que integra a equipe da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o primeiro passo para a volta às aulas é encarar os estudos com responsabilidade. “Decida desde o início do bimestre ser um aluno sempre presente. Férias no período de férias e estudo diário no período letivo”, aconselha a pedagoga.
Veja abaixo uma lista com dez dicas preparadas pela Secretaria da Educação que ajudará na organização de uma rotina de estudo saudável para os alunos. Confira!
1 – É importante estar presente e se dedicar muito aos estudos durante o ano letivo. Lazer e descanso contínuo devem ficar restritos ao período de férias. Tenha responsabilidade.
2 – Se você ainda não tem uma agenda para organizar seus compromissos escolares está na hora de providenciar uma. Registre lições de casa, datas para entrega de trabalhos individuais e em grupo, pesquisas, visitas, atividades extraclasse e provas. A consulta diária ajuda no aproveitamento do tempo.
3 – Mantenha o horário das aulas em um lugar fácil de consultar, como por exemplo, na capa do caderno. Antes de ir para a escola, não esqueça os materiais que devem ser levados para as aulas de cada dia.
4 – Estudar apenas na véspera das provas não é uma boa estratégia. Dedique-se de forma contínua e aproveite as aulas para realizar tarefas e trabalhos e eliminar dúvidas.
5 – Notou que ficou com dúvidas mesmo depois da explicação? Não deixe para depois e pergunte ao professor. Colegas que não tiveram dúvidas também podem te ajudar.
6 – Organize o local de estudo em sua casa. Quanto mais tranquilo e silencioso for este local, melhor para sua concentração. TV, rádio, celular, iPod, não são bons parceiros para estes momentos.
7 – Reserve um horário fixo para fazer suas lições e atividades escolares. O hábito ajuda a estabelecer uma rotina diária de estudos.
8 – Não acumule trabalhos e exercícios e faça-os no mesmo dia em que foram pedidos. Além de ser mais fácil a sua realização em tempo mais próximo das aulas você diminui a chance de esquecimento.
9 – Não se esqueça que avaliações, trabalhos, lições e provas são oportunidades para melhorar o aprendizado. Seu principal objetivo não está na nota, mas seu resultado mostra como você está progredindo e quais dificuldades precisam ser superadas. São pistas preciosas que você deve aproveitar.
10 – Finalmente não se esqueça de reservar um tempo diário e semanal para as atividades de lazer que você mais gosta ou para colaboração em tarefas da casa ou da comunidade. Elas serão bem mais divertidas se você já tiver cumprido seus compromissos escolares.
Leia mais:
Educação orienta alunos da rede estadual para volta às aulas
Professores: Confiram quatro dicas para retomar o trabalho na volta às aulas
Educação dá dicas para gestores no retorno das aulas
4,3 milhões de alunos da rede estadual voltam às aulas nesta quarta-feira
Como é o primeiro dia de aula para você? Aluna do Ensino Integral conta sua volta à rotina escolar