• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/01/2020
Ensino Médio

Aluno, consulte os resultados do ENEM 2019

Resultados podem ser usados em universidades públicas e privadas, Sisu abre inscrições no dia 21

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 já podem acessar os resultados da prova. As notas estaão disponíveis na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

Para acessar, é preciso colocar o CPF e a senha na página do participante.

Outro modo é acessar pelo aplicativo do ENEM, também com CPF e senha.

As notas do Enem podem ser usadas em vestibulares próprios de universidades públicas e privadas brasileiras. Isso pode ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Vale lembrar que as inscrições para o Sisu estarão disponíveis do dia 21 ao dia 24 de janeiro.

Além disso, as notas poderão ser usadas em vestibulares próprios de universidades públicas e privadas brasileiras e até mesmo portuguesas. Segundo o Inep, mais de 40 instituições de ensino superior de Portugal estão abertas aos estudantes do Brasil que participam do Enem. Um acordo entre as universidades e o Inep garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal.

A nota do ENEM é a média das 45 questões de alternativas sobre Linguagens e Códigos e outras 45 sobre Ciências Humanas, das 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática e suas Tecnologias e também da redação, que em 2019 teve o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.