• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/06/2018
Governo do Estado de São Paulo
Boas Práticas

Aluno da cidade de Ibaté é o grande vencedor do concurso de vídeos “Portugal e Eu”

A cerimônia de premiação aconteceu na sede da Secretaria da Educação, na capital

Aconteceu na tarde desta terça (26), na Secretaria da Educação, a cerimônia de premiação dos vencedores do concurso Portugal e Eu. Na ocasião, o secretário João Cury entregou prêmios aos seis melhores classificados na competição de audiovisual. O primeiro lugar do pódio foi conquistado pelo aluno Felipe Valentim, da escola estadual Edésio Castanho, que fica na cidade de Ibaté.

“Para fazer o roteiro a gente pesquisou bastante, assim aprendi sobre a cultura, a gastronomia, os costumes e muito mais. Aprendi mais sobre a história de ligação entre o Brasil e Portugal, também”, conta o aluno Felipe Valentim, de 13 anos, que é o presidente do Grêmio Estudantil e youtuber. Depois de participar do concurso, o garoto agora pretende conhecer pessoalmente Portugal. “Na hora que eu via as imagens deu uma vontade muito grande de estar lá. E pretendo viajar um dia para Portugal”, relata.

O concurso de vídeos “Portugal e Eu” estimulou a produção de minidocumentários sobre a história, cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida português sob a ótica do jovem brasileiro. A premiação reforça, então, os laços de amizade entre os povos brasileiro e português.

Para o professor de Educação Física, Pedro Henrique Eneas Ferreira, um concurso como esse só tende a ajudar na aprendizagem dos estudantes. “Dá para trabalhar muitas coisas, pois visa muito a questão da multidisciplinaridade. Então, você pode trabalhar desde a área esportiva, quanto a Língua Portuguesa, a Arte, a Geografia, a História, enfim. E é aí que você consegue ter um crescimento maior”, afirma o professor.

Felipe reconhece que a ajuda do professor Pedro foi essencial para mais essa conquista. “Ele me ajudou a fazer quase tudo, e sem ele eu acho que não conseguiria ter feito esse vídeo. E esse prêmio é praticamente meu e dele”, diz o primeiro colocado. Felipe recebeu, entre outros prêmios, um celular que vai usar para alavancar ainda mais o seu canal no Youtube, que já conta com mais de sete mil inscritos. “Eu estava bem confiante, mas não imaginava ser o primeiro. Na hora que anunciou o coração ficou a mil, comecei a ficar gelado e foi muito legal”, esclarece.

No entanto, o maior incentivador do jovem protagonista é seu próprio pai, Douglas Valentim. “Meu pai ficava dia e noite votando. Só parava para comer e dormir. Por isso eu nem abri o celular, deixei para abrir em casa com ele e com a minha mãe”, conta Felipe aos risos.

Diretoria Protagonista

A Diretoria de Ensino da região de São Carlos, a qual faz parte a escola Edesio castanho, acredita que concursos como esses são oportunidades para que os alunos e as alunas possam aprender constantemente. Através do Portugal e Eu, por exemplo, o trabalho de pesquisa é fortemente estimulado.

“Na verdade, qualquer concurso tem uma importância muito grande para os nossos alunos e nossos professores. No caso do “Portugal e Eu”, nós mobilizamos todas as escolas, mas focamos nas unidades que apresentam maior facilidade com a produção de audiovisual. Essa é a nossa estratégia. Quando o concurso é de desenho, por exemplo, o foco é nas escolas com maior habilidade no assunto”, elucida Paulo Cesar Lazzarini, PCNP de Arte da DE São Carlos

O concurso de vídeos “Portugal e Eu” é capaz de melhorar, até mesmo, o índice das avaliações externas de uma unidade escolar. “Por meio dos concursos a gente mobiliza várias competências e habilidades. É educativo, é pedagógico, é motivador”, avalia Debora Gonzales Blanco, dirigente de ensino de São Carlos. Para ela, a mobilização dos estudantes, dos professores e da equipe gestora também “melhora muito os relacionamentos da comunidade escolar”, finaliza.

Confira a lista dos premiados no concurso de vídeos “Portugal e Eu”, em ordem alfabética por Diretoria de Ensino

Diretoria de Ensino Cidade Escola Professor Orientador Nome do aluno 1 Nome do aluno 2
 Americana Santa Bárbara d’Oeste E.E.Comend. Emílio Romi Cláudia Iria da Silva Laísa Ribeiro dos Santos
Araraquara Santa Lúcia E.E. Bento de Abreu Angélica Libia da C. T. de Angelo Izadora dos Santos Naitzke Rúbia Fernanda Saraiva
Santo André Santo André E.E. Dr. Manoel Grandini Casquel Rosana Moncosso Carlos Miguel da Silva Barros Ian Gabriel das Virgens Mais
São Bernardo do Campo São Bernardo do Campo E.E. Laudo Ferreira de Camargo Ministro Monaliza Vasconcelos Santos Vieira Mariana Luzia Martins Pinto
 São Carlos Ibaté E.E. Edésio Castanho Pedro Henrique Enéas Ferreira Felipe Valentim
São José do Rio Preto Orindiúva E.E. Antônio Marin Beatriz Pereira Dias Tharyck Luiz de Souza