• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/02/2006
Últimas Notícias

Aluno da EE Cleóbulo Amazonas Duarte é aprovado nos principais vestibulares do Estado de São Paulo

O Carnaval de Bruno Lisbão da Silva não poderia ser melhor. Enquanto a maioria dos brasileiros conta as horas para a folia começar, o adolescente de 17 anos não vê […]

O Carnaval de Bruno Lisbão da Silva não poderia ser melhor. Enquanto a maioria dos brasileiros conta as horas para a folia começar, o adolescente de 17 anos não vê a hora de o feriado acabar para poder ver um antigo sonho, que um dia pareceu distante, realizado.

Bruno, assim como milhares de jovens de todo o país, prestou vestibular para uma universidade pública. E passou. No entanto, não é somente a aprovação que faz a família dele se alegrar e se orgulhar desse jovem, que agora é um calouro em Engenharia Mecânica. O diferencial é que Bruno prestou vestibular em cinco das principais universidades públicas do Estado de São Paulo, sendo aprovado em quatro delas: Universidade de Campinas (Unicamp), Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Optou pela primeira.

Aluno da Escola Estadual Dr. Cleóbulo Amazonas Duarte por sete anos, ele conseguiu realizar um feito que a maioria das pessoas não consegue atingir. “Sempre estudei em escola pública. Entrei no Cleóbulo na 5ª série. Antes disso, estudei em outra unidade pública municipal. Acho que o principal é a pessoa querer aprender e dar o melhor de si para alcançar um objetivo como este”, afirma Bruno.

Uma boa base escolar

Realizado, Bruno mostra que não existe razão para os alunos de escolas públicas acharem que é difícil chegar às universidades públicas mais disputadas. “Tive apoio da minha escola e uma boa base. Quem faz a diferença são os alunos. No último ano, por exemplo, eu estudei muito. Não adianta sonhar sem lutar”, explica o adolescente, que ainda participou de aulas em um cursinho preparatório para o vestibular.

Quem também se sente orgulhosa é a diretora da EE Cléobulo Duarte, Sueli Neves Duarte. Ela conta que a escola sempre investiu na boa educação dos alunos, enfatizando o esforço em propiciar a todos eles uma consistente formação moral, espiritual e intelectual. “A maior prova de nosso sucesso é o Bruno. Nossa meta continuará a ser perseguida para que obtenhamos outras vitórias como essa”, afirma.

A saudade que já começa a sentir dos colegas de classe é superada pela expectativa de viver coisas novas na faculdade. Agora, Bruno começa a se preparar para uma nova etapa na vida, sabendo que muitos amigos e lembranças vão ficar para trás. “Sei que vai dar saudade. Mas é hora de tocar a vida. Agora só quero estudar e, depois de formado, fazer meu nome num grande centro urbano, como São Paulo, por exemplo”. Até chegar nesse estágio, porém, ele tem consciência de que há um longo e duro caminho a trilhar. “Sei que virão outras etapas e eu terei que vencer”, completa Bruno.